23 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Vereador solicita informações sobre vistoria do Corpo de Bombeiros em escolas

Postado em: 31/08/2019

Compartilhe esta notícia:

O vereador Fernando Dini (MDB), presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, por meio de requerimento protocolado na Casa, voltou a questionar o Executivo sobre quantas escolas municipais estão sem o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) ou com o documento vencido. A preocupação do parlamentar é com a segurança das escolas públicas municipais, inclusive quanto à prevenção de incêndios.

Em resposta a requerimento anterior do vereador, a Secretaria Municipal de Educação havia informado que 17 escolas municipais estão com o AVCB vencido e outras seis escolas, com o AVCB vigente. “Uma informação incompleta, já que temos centenas de unidades de ensino público em nosso município”, afirma Dini.

Na ocasião, o vereador havia sugerido que a Prefeitura, em parceria com a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba e as Faculdades de Engenharia e Arquitetura, utilizasse estagiários dos cursos superiores da área para regularizar o AVCB das escolas. “Em resposta àquele nosso requerimento, a Secretaria de Planejamento alegou que a realização da vistoria do Corpo de Bombeiros é um trabalho complexo, que não pode ser feito por estagiários. Ocorre que a Prefeitura utilizou estagiários na realização de um trabalho ainda mais complexo, que foi a vistoria de cerca de 400 prédios públicos municipais”, afirma Dini.

Economia de recursos

O presidente da Câmara salienta que, além da segurança que a vistoria do Corpo de Bombeiros representa para os alunos das escolas municipais, sua realização por meio de estagiários das faculdades locais poderá propiciar uma economia de R$ 686.473,95, que é o valor a ser gasto com a contratação de uma empresa para realizar o serviço. “Sorocaba conta com cerca de 2.500 alunos das mais diversas engenharias que se formam a cada ano. A grande maioria passa por dificuldades para fazer estágio. Seria, inclusive, uma oportunidade para esses formandos realizar o AVCB das escolas municipais, contribuindo com o bem comum ao mesmo tempo em que se qualificam profissionalmente”, reitera Dini.

Em seu requerimento, Fernando Dini também solicita informações detalhadas sobre o processo de licitação iniciado em maio do ano passado para realização do AVCB nas escolas e reitera a sugestão para que esse trabalho possa ser realizado por estagiários, com economia de custos para o município. Caso a resposta seja negativa, o vereador quer saber quais as razões que impedem o emprego de estagiários e, caso seja positiva, indaga quando a Prefeitura pretende iniciar os trabalhos. “Nossa expectativa é que seja com a máxima urgência, pois a segurança de nossas crianças é sagrada”, enfatiza o presidente da Casa.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Simone Marquetto permanece como presidente da Região Metropolitana de Sorocaba até dezembro

Currículo escolar de 2024 terá mais tempo dedicado a matemática e língua portuguesa

Em SP, 445 pessoas vão para o fim da fila por recusar marca de vacina

Marie Fredriksson, do duo sueco Roxette, morre aos 61 anos

Witzel diz que impeachment é ação nacional para pulverizar oposição a Bolsonaro

Jovem vítima de agressão aciona PM e namorado volta a ameaçá-la na frente da polícia