17 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Vereador cobra construção de creches anunciadas como “conquista do governo”

Postado em: 03/07/2019

Compartilhe esta notícia:

O vereador Péricles Régis questionou a Secretaria da Educação a respeito do anúncio feito pelo Governo Crespo, em janeiro de 2018, no portal da Prefeitura de Sorocaba, noticiando que “havia garantido junto à União oito creches para Sorocaba, que beneficiariam 1,2 mil crianças da cidade e ajudariam a combater o déficit de vagas que gira em torno de 4 mil crianças que não são atendidas neste direito”. “Porém, mais de um ano e meio depois, não há nem sequer canteiros de obras dessas creches pela cidade”, alega o parlamentar disse monitorar a liberação de recursos para essas unidades desde 2017.

O vereador constatou que não há sequer previsão de data para a liberação do valor anunciado pelo Executivo sorocabano.

As creches em questão seriam construídas nos bairros Vila Almeida, Cidade Jardim, Villagio Sola, Alpes Sorocaba, Jardim Monterrey, Jardim Santa Rosa, Jardim Santo Amaro e Villagio Milano. “São obras indispensáveis, porque uma criança longe da creche significa uma mãe ou um pai fora do mercado de trabalho. Compromete toda a estrutura e economia familiar”, afirma o vereador, que acaba de receber resposta de um novo requerimento onde a Secretaria Municipal de Educação reconhece não haver previsão para a liberação das verbas federais. Na resposta, a Sedu informa que “até a presente data as obras não foram liberadas no referido sistema. A Secretaria da Educação não tem como prever a data de liberação, sendo que essa ação depende exclusivamente do FNDE”, respondeu o governo ao ser cobrado novamente sobre um cronograma de implantação.

Em 2017, durante uma reunião em Brasília com o presidente do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), Péricles foi informado que a Secretaria de Educação não havia realizado o procedimento necessário no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação, indispensável para a liberação dos recursos federais necessários para a construção das oito creches, orçadas cada uma em 2,4 milhões.

Ao retornar a Sorocaba, Péricles reuniu-se com representantes da Secretaria de Educação, que se inteiraram das pendências e deram prosseguimento à demanda para, meses depois, anunciarem a “conquista” das creches. “Depois da liberação dos recursos, ainda teremos início de um complexo processo licitatório para escolha das empresas. Ou seja, foi apenas a velha artimanha política de anunciar uma conquista que ainda não se tinha em mãos. A população é quem espera agoniada”, critica o parlamentar, que está em contato com deputados federais da região para acompanhar as tratativas.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Isolamento em Sorocaba e no Estado se mantém abaixo do mínimo necessário para fim da quarentena

Escola de Apoio Meu Dever de Casa inaugura em Votorantim

Linhas 65 e 103 do transporte coletivo terão itinerário alterado por conta de obra na região central

Manga promete hospital municipal, estender horário de UBSs e melhorar Policlínica

Spin Open Air

Com alta do IGP-M, especialistas recomendam negociação do aluguel