Conforme a postagem, Elaine Ortiz, que era diretora há cinco anos na Escola Municipal ‘Ächilles de Almeida’, “foi transferida sumariamente e sem motivo comunicado”. Segundo o Legitimidade, isso ocorreu após a escola não participar do desfile de aniversário da cidade, pois “não desfilou por falta de verba para a fanfarra e outros adereços”. A decisão teria sido decidida em reunião do conselho escolar.
Para o Legitimidade, “é mais um caso de perseguição contra uma mulher, neste caso, com uma diretora de escola, que acontece na administração Crespo”. E prossegue: “Em recente pesquisa, o índice de rejeição da população à administração é o maior entre as cidades de mesmo porte”.
Por fim, o vereador ressalta, que, “pais de alunos, ex-alunos e a comunidade já se mobilizam para uma manifestação contra o prefeito Crespo e vão acionar o Ministério Público, pois alegam que a diretora, retirada do posto, mudou para melhor a escola com várias ações, sendo a mesma sempre elogiada pelos pais”.
Procurada pelo Ipa Online, a Prefeitura de Sorocaba, por meio de nota enviada pela Secretaria de Comunicação e Eventos (Secom), afirma que “a transferência da diretora se deve exclusivamente ao fato de a Secretaria da Educação necessitar de sua liderança na unidade do Jardim Betânia”.