18 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Veja como denunciar venda e ocupação irregulares de lotes e terrenos em Sorocaba

Foto: Flávio Barbosa/Seops
Postado em: 24/04/2021

Compartilhe esta notícia:

A Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), com o intuito de coibir as vendas irregulares de lotes e terrenos, que geram ocupações clandestinas, inicia o uso de canais da Ouvidoria Geral do Município e da própria Sehab, para receber denúncias dos munícipes a esse respeito.

 

“As ocupações irregulares impedem que o comprador tenha a garantia da titularidade dessa área, podendo também acontecer uma reintegração de posse a qualquer momento, além de gerar infração ambiental gravíssima”, alerta Tiago da Guia, secretário da Sehab.

 

A Sehab iniciará um mapeamento, via satélite, para verificação de lotes desocupados, além de monitorar e identificar a venda ilegal de lotes na cidade, a partir dessa ferramenta. Os munícipes podem fazer denúncias de venda irregular de lotes e ocupação clandestina, pelo telefone 156 e também pelo WhatsApp da Ouvidoria Geral do Município: (15) 99129-2426. Há, ainda, o e-mail: sehab@sorocaba.sp.gov.br, em que poderão ser enviadas denúncias com arquivos de fotos e vídeos.

 

Casa Digna Sorocaba

 

Instituído pelo Decreto Municipal nº 26.065, de 11 de janeiro de 2021, o Programa Casa Digna foi lançado pelo prefeito Rodrigo Manga e vai amparar as famílias sorocabanas que mais precisam ao direito da moradia digna.

 

Por meio da regularização fundiária, a Prefeitura de Sorocaba garante o direito social à moradia, a segurança jurídica do morador e o pleno desenvolvimento das funções sociais da propriedade urbana. Com o título de posse do imóvel, o cidadão pode viabilizar sua comercialização. Além disso, o documento facilita a contratação de empréstimo por meio de uma instituição financeira, já que a posse de uma propriedade legalmente constituída pode ser um requisito básico nesse tipo de operação.

 

Com a expectativa de promover a regularização fundiária, ainda neste primeiro semestre, a Prefeitura mantém contato com famílias que residem no Núcleo Habitacional Jardim Nova Esperança III Área I, Aparecidinha (Quirino de Mello), Vila dos Dálmatas, São João e Mineirão, para atualização cadastral e cumprimento das demais regras para proceder à legalização dessas áreas, além das mediações com os proprietários e o cessar de vendas clandestinas de lotes nos Núcleos São Sebastião, Chácara do Lima, Santa Luiza, Fazendinha e Comunidade Santa Cecília.

 

Ainda pelo programa Casa Digna, Sorocaba firmou parceria com o Governo do Estado para receber recursos do programa Cidade Legal, visando à regularização fundiária de 15 mil imóveis. A Sehab fica responsável pelo cadastramento das famílias, conferência documental, emissão da Certidão de Regularização Fundiária (CRF), contato com o cartório, além de indicar os núcleos para receberem a regularização fundiária. Serão atendidas famílias nos bairros Jardim Iporanga 1 e 2, Jardim Itanguá 1, Jardim Itapemirim, Jardim Marly, Parque do Carmo, Parque São Bento 2, Vila Astúrias e Vila Dálmatas.

 

noticias-sorocaba-sp-gov-br-sorocaba-registra-51-716-casos-da-covid-19-49-533-recuperados-e-1-506-ob

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Campanha incentiva contribuintes a destinar parte do IR a instituições em Sorocaba

Operação na região de Sorocaba apreende anabolizantes e remédios para disfunção erétil

Telefone 118 Transportes da Urbes atende, em média, 12 mil ligações por mês

Doria diz querer vacinação imediatamente após aprovação da Coronavac no próximo domingo

Gilson Delgado atuou com foco no ser humano - veja a coluna de Vanderlei Testa

CPI dos Livros começa oitivas nesta quarta; primeiro a ser ouvido será Secretário da Educação