18 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Vacinação contra a gripe inicia dia 10 de abril e será por etapas

Postado em: 05/04/2019

Compartilhe esta notícia:

A Secretaria da Saúde de Sorocaba realizará na quarta-feira (10) a 21ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe (Influenza). Neste ano, o calendário oficial da imunização está organizado em etapas para os grupos indicados como prioritários para receber as doses na rede pública, conforme orientação da Secretaria do Estado da Saúde.

A imunização será realizada em todas as 32 Unidades Básicas de Saúde da cidade, de segunda a sexta-feira, no horário normal de funcionamento de cada UBS. Também está previsto que o sábado, dia 4 de maio, será o Dia de Mobilização Nacional, o “Dia D”, e terá todas as 32 UBSs funcionando das 8h às 17h para vacinar quem não puder comparecer durante a semana.

O cronograma da vacinação segue até dia 31 de maio, quando oficialmente termina a campanha. Foram estipuladas duas etapas para os grupos prioritários se vacinarem. No período de 10 a 19 de abril, devem se vacinar crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e puérperas. A partir de 22 de abril, a vacinação contra a gripe se estenderá para pessoas com 60 anos ou mais, portadores de comorbidades, professores de escolas públicas e privadas, e profissionais da área de Saúde.

As doses e insumos são fornecidos pela Secretaria Estadual da Saúde. A população estimada a ser vacinada dos grupos é de 175.543 pessoas com meta de 90%.

Composição da vacina

Segundo recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde) para a temporada de 2019 do hemisfério sul, cada dose da vacina influenza, contem cepas do vírus Myxovirus influenzae inativados, fragmentados e purificados. A dose é composta por trê cepas: Influenza A/Michigan/45/2015 (H1N1) pdm09, Influenza A/Switzerland/8060/2017 (H3N2) e Influenza B/Colorado/06/2017 (linhagem B/Victoria/2/87).

Medidas de prevenção

• Proteja o nariz e a boca. Cubra-os enquanto espirra ou tosse e use lenços descartáveis.
• Evite tocar a boca e o nariz.
• Lave as mãos com água e sabão e use álcool gel 70% regularmente, especialmente depois de tocar o nariz e a boca ou superfícies que possam estar contaminadas.
• Melhore a circulação de ar abrindo as janelas.
• Evite ficar por muito tempo em locais com grande aglomeração de pessoas.
• Mantenha hábitos saudáveis: coma bem, durma bem e faça exercícios.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

PANCs é tema de nova edição do “Sema vai à sua Casa”

Trump reaparece em público e insinua que tentará retornar à Casa Branca

Lula lamenta ataque da Rússia à Ucrânia e cobra representatividade da ONU

Maia defende retomada das agendas de reforma no Congresso

Crespo orientava Taty Polis a ‘cuidar e a melhorar’ a imagem dele nas redes sociais

Sorocaba conta com novo Núcleo de Tecnologia do SENAI-SP