19 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Vacina russa Sputnik V tem 91,6% de eficácia contra Covid-19, aponta estudo

Foto: Sergei Karpukhin/Reuters
Postado em: 02/02/2021

Compartilhe esta notícia:

Igor Gielow, FOLHAPRESS


Após meses de críticas devido à falta de revisão e o passo acelerado de sua aplicação na Rússia, a vacina Sputnik V teve enfim a análise preliminar de sua fase 3 de ensaios publicada pela prestigiosa revista britânica The Lancet.


O imunizante russo teve 91,6% de eficácia em um estudo com cerca de 20 mil participantes. Desses, houve 16 contaminados que desenvolveram a Covid-19 no grupo vacinado e 62, entre aqueles que tomaram placebo.


Segundo a Lancet, uma análise de 2.000 voluntários que tinham mais de 60 anos no estudo mostrou uma eficácia semelhantes do fármaco, dado importante porque se trata do grupo que concentra a mortalidade da doença.


Não houve relato de efeitos adversos na aplicação das duas doses da vacina além de desconforto no ponto da injeção e sintomas gripais, como febre e baixa energia.


A fase 3 na Rússia começou em agosto, e foi anunciada pelo governo de Vladimir Putin como um início de vacinação em massa. Ao todo, 40 mil participantes estão sendo acompanhados, e a vacina já está disponível para a população em geral desde o começo deste ano.


A pressa russa foi duramente criticada, pois a autorização de uso emergencial foi concedida sem a publicação nem dos estudos de fase 1 e 2, que determinam a segurança e a capacidade de indução de resposta imune da vacina -o que não significa sua eficácia ou efetividade, este dado que só se saberá na vida real.


A Sputnik V virou um sucesso de exportação da mesma forma, com uma campanha agressiva de venda promovida pelo Fundo de Investimento Direto Russo, que bancou seu desenvolvimento e produção no tradicional Instituto Gamaleya, de Moscou.


A Lancet já havia publicado os estudos de fase 1 e 2, e agora dá uma chancela diplomática importante para o imunizante. No Brasil, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) está demandando mais informações acerca da Sputnik V para analisar seu pedido de uso emergencial.


Os russos associaram-se à União Química, um laboratório paulista.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Casos da Covid-19 aumentam para 6.866 em Sorocaba

Revitalização da praça central de Sorocaba e novo totem serão entregues neste sábado

Evangélicos e aliados de Olavo de Carvalho pressionam contra escolha de Feder no MEC

Programa “Casa Digna” inicia estudos para regularização fundiária de mais cinco bairros de Sorocaba

Confraternização da APRH no Novotel

Caixa credita hoje saque emergencial do FGTS para nascidos em setembro