25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Urbes realiza nova ampliação de frota e de horários do transporte coletivo

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 13/01/2021

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes, iniciou nesta terça-feira (12) uma nova ampliação da capacidade do transporte público coletivo ao longo de seis linhas viárias na cidade, para evitar aglomerações em horários de pico.

São mais cinco veículos novos em operação simultânea e, com isso, a frota de Sorocaba passa a contar com 318 ônibus em operação. Devido ao volume de passageiros identificado pela Urbes nos últimos dias, as linhas que, desta vez, receberam maior disponibilidade de operações são: 07 – Industrial/Vila Rica, 10 – Senac, 44 – Novo Mundo, 52 – Cidade Universitária, 65 – Campolim e 100 – Expresso.

O aumento da capacidade do transporte público coletivo atende ao Decreto Municipal N° 26.047/2021 e começou a ser implantado na última quinta-feira (7), com o acréscimo de 13 ônibus na frota e a criação de 149 viagens, ao dia, nas linhas: D200 Norte/Sul, 05 – Vila Fiori, 10 – Senac, 15 – Jd. São Paulo/Jd. Capitão, 28 – Mineirão, 30 – Brigadeiro Tobias, 31 – Cajuru, 31/2 – Cajuru Corredores, 40 – Vila Jardini/Jd. América, 44 – Novo Mundo, 44/1 – Tatiana, 62/1 – São Bento 2 e 65 – Campolim.

 

Éden, Cajuru e São Bento

O diretor-presidente da Urbes, Luiz Carlos Siqueira Franchim, explica que os fiscais da empresa monitoram, dia a dia, o fluxo nas linhas, a fim de identificar a necessidade de mudanças na operação, para evitar lotação. “Constatamos que alterações ainda serão necessárias nas linhas que atendem ao Cajuru, Éden e Parque São Bento, apesar de já termos diminuído nelas, desde a semana passada, o intervalo entre viagens. Nos próximos dias, devemos anunciar novas melhorias nessas linhas”, adianta.

Atualmente, a Urbes opera 111 linhas em Sorocaba e esclarece que, antes da pandemia de Covid-19, o transporte coletivo de Sorocaba contava com 380 ônibus, número que, na gestão anterior, foi reduzido para 300 durante a pandemia. “O objetivo é ampliar gradativamente a frota. Isso com base na identificação do aumento de demanda e havendo viabilidade”, complementa Franchim.

Segundo a Urbes, o objetivo dessas melhorias é garantir que o serviço essencial de transporte coletivo opere com mais efetividade e minimize o risco de contágio, sem interrupções de serviços durante a vigência do estado de calamidade pública decorrente da pandemia.

 

Consulta de horários

 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes, recomenda a utilização de ferramentas tecnológicas para consultar, de maneira simples, os horários do transporte público, sobretudo em tempos de pandemia e de importância da prevenção contra a Covid-19.

 

Os aplicativos Info Bus e Cittamobi estão disponíveis para download, tanto para tecnologia Android, quanto para iOS. Além da compra de créditos, o aplicativo mostra, em tempo real, a distância do veículo até o ponto de ônibus que o passageiro se encontra.

 

Os horários dos ônibus também podem ser consultados na página da Urbes ou pelo telefone, discando 118, opção 2.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Receita Federal abre nesta quarta consulta a lote residual de restituição a 185 mil contribuintes

Traficante de 19 anos é detido com drogas durante Operação Pancadão no Altos do Ipanema

Família de homem negro morto pela polícia nos EUA fecha acordo e vai receber R$ 113 milhões

Bombeiro chora ao salvar menino de 4 anos durante afogamento

GCM flagra dupla tentando furtar fiação de rede de iluminação na Vila Barão

Extinção do cargo de assessor da prefeitura em Brasília será votada por vereadores nesta terça-feira