18 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Urbes lança campanha Maio Amarelo 2022 nesta segunda-feira

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 02/05/2022

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes, lança, nesta segunda-feira (2), a campanha Maio Amarelo 2022, de conscientização sobre prevenção a acidentes e segurança no trânsito. Ao todo, 45 ações educativas serão realizadas ao longo de todo o mês, até o dia 31, em pontos estratégicos da cidade, além de em escolas e empresas.

 

A iniciativa anual, instaurada com base em uma resolução da Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU), adotou como slogan, neste ano, “Juntos salvamos vidas”. O objetivo é chamar a atenção dos cidadãos sobre a necessidade de todos os agentes que compõem a mobilidade urbana agirem de forma preventiva, tornando o trânsito mais seguro, tanto para motoristas, bem como para pedestres.

 

“Buscamos contribuir para a segurança viária, por meio de programas e projetos educativos contínuos. E, para aumentar a adesão a esse grande movimento, no mês de maio, intensificamos e ampliamos as atividades que já ocorrem nos principais pontos da cidade, alcançando também empresas e escolas”, explicou o diretor-presidente da Urbes, Sergio Barreto.

 

Alguns dos temas abordados farão um alerta sobre os inúmeros riscos trazidos pelo uso do celular ao dirigir, além dos perigosos envolvidos nos casos de abuso de velocidade e de uso de bebida alcoólica ao volante. Irão advertir, também, sobre as precauções que os motociclistas devem ter ao pilotar sempre utilizando equipamentos de proteção, como capacete, jaqueta e luvas.

 

“A meta é atingir todas as faixas etárias, pois é na infância que se começa a educação no trânsito e a conscientização sobre os riscos de certas atitudes imprudentes. Assim, o intuito da campanha é tornar o trânsito mais seguro para todos, seja para aqueles que utilizam carro, moto, caminhão, bicicleta ou o transporte público, incluindo também, é claro, os pedestres”, destaca o encarregado do setor de Educação para o Trânsito da Urbes, Altair Farias.

 

A Urbes realiza atividades educativas igualmente nas escolas, entidades e empresas. Os interessados podem solicitar essas ações gratuitas, pelo site: www.urbes.com.br. Depois, basta clicar em “Ouvidoria”, selecionar o assunto “Educação para o Trânsito” e em “Abrir Manifestação”, para preencher o formulário de solicitação.

 

Programação

 

As atividades da campanha Maio Amarelo acontecem diariamente, nos períodos da manhã e da tarde, cada dia em um local diferente da cidade, iniciando nesta segunda-feira (2), com o teatro “Amigos do Trânsito”, no Colégio Talentos. Na terça-feira (3), haverá blitze acerca do tema “Motociclista Seguro”, na Rua Prof.ª Ossis Salvestrini Mendes, das 9h às 11h, e sobre “Entrega Segura” com foco nos motociclistas, na Av. Dom Aguirre (próximo ao Corpo de Bombeiros), das 13h30 às 15h30.

 

A Urbes ainda dará continuidade à ação “Álcool x Direção”, na quarta-feira (4), no cruzamento entre as avenidas Gen. Osório com Adhemar de Barros, das 9h às 11h e, no período da tarde, haverá um alerta contra o uso de celular ao volante, demostrado por personagens caracterizados como “Emojis”, na Av. Afonso Vergueiro (saída da Av. Gen. Osório), das 13h30 às 15h30. Na quinta (5), a equipe retornará ao Colégio Talentos, com o teatro “Xô Acidentes”, das 10h às 12h e das 14h às 16h.

 

As ações da semana se encerrarão na sexta-feira (6), com o propósito de conscientizar o público sobre os riscos de não usar o cinto de segurança no veículo. Será entregue material educativo sobe o tema para quem trafegar pela Avenida Brasil, das 9h às 11h e, à tarde, será a vez da apresentação “Faixa Viva”, com um grupo de mímicos que realizarão atividades lúdicas de conscientização sobre como fazer a travessia segura na via. A atividade acontecerá no cruzamento da Rua da Penha com a Rua Cel. Benedito Pires, das 13h30 às 15h30.

 

Acompanhe o calendário completo de ações da campanha Maio Amarelo nas artes, abaixo, e também nas mídias sociais da Prefeitura de Sorocaba: @prefeituradesorocaba.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Votorantim inicia nesta terça vacinação em idosos com idades de 77 a 79 anos

Paralisação de ônibus pode ocorrer a qualquer momento em Sorocaba

Mulher é socorrida após ex-marido invadir sua casa e esfaqueá-la

Jaqueline anuncia volta do comércio por 4 horas, de segunda a sexta e multa a pedestres sem máscara

Em decisão histórica, Argentina aprova direito de mulher decidir sobre aborto

GCM detém em flagrante autor de tentativa de roubo no Parque das Águas