Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Urbes inicia teste de sistema de bilhete que possui leitor QR Code e aceita smartphone

Postado em: 30/08/2018

Compartilhe esta notícia:

A Urbes – Trânsito e Transportes, por meio das empresas concessionárias, está realizando a atualização do Sistema de Bilhetagem Eletrônica de Sorocaba, que inclui os equipamentos do tipo validadores embarcados e nos bloqueios dos terminais e os equipamentos de comercialização nas bilheterias dos terminais, Casas do Cidadão e nos demais pontos de venda agregando novos serviços e comodidade aos usuários do transporte coletivo.

Projetado para facilitar o gerenciamento da rede de transportes públicos, o novo sistema de bilhetagem possibilitará o planejamento inteligente das necessidades de mobilidade de Sorocaba. Os novos equipamentos têm capacidade de leitura de tíquete (QR Code), um código impresso no comprovante da passagem, que o usuário utilizará para embarcar nos ônibus, substituindo o atual “Cartão Unitário”, também poderão utilizar aparelho de celular smartphone como meio de pagamento do cartão unitário.

O objetivo é propor modernidade ao sistema, regulamentar os postos de vendas e inibir falhas, propondo mais eficiência no transporte público de Sorocaba, dessa forma será possível incorporar ao sistema de pagamento e validação outras ferramentas contra fraudes, como a biometria facial, integrando soluções complexas que abrangem até mesmo o serviço de gerenciamento da frota de ônibus de uma cidade. A bilhetagem se transforma assim em algo muito maior e indispensável à vida do transporte coletivo urbano, deixando para trás os tempos em que era simplesmente um sistema moderno de se pagar a passagem.

O novo sistema está em fase de instalação e homologação, ocorrendo de forma gradativa para não impactar nas viagens dos usuários, bem como na comercialização dos passes.

Diariamente, circulam nos terminais cerca de 120 mil passageiros, sendo 80 mil no Terminal Santo Antônio e 40 mil no Terminal São Paulo. E ao mês a Urbes realiza mais de 4 milhões de viagens.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Escolas deverão ter volta escalonada com aulas presenciais e a distância

Ministério prevê privatização dos Correios até o fim de 2021

Professores usam preto e recusam aplaudir secretário em evento sobre novas apostilas

Fãs usam fantasias e chegam a viajar mais de 1.600 km para dar adeus a Gugu em velório

Urbes não terá expediente no feriado de Natal

Jovem é preso em Minas Gerais por publicação em rede social sobre visita de Bolsonaro