18 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Urbes inicia teste de sistema de bilhete que possui leitor QR Code e aceita smartphone

Postado em: 30/08/2018

Compartilhe esta notícia:

A Urbes – Trânsito e Transportes, por meio das empresas concessionárias, está realizando a atualização do Sistema de Bilhetagem Eletrônica de Sorocaba, que inclui os equipamentos do tipo validadores embarcados e nos bloqueios dos terminais e os equipamentos de comercialização nas bilheterias dos terminais, Casas do Cidadão e nos demais pontos de venda agregando novos serviços e comodidade aos usuários do transporte coletivo.

Projetado para facilitar o gerenciamento da rede de transportes públicos, o novo sistema de bilhetagem possibilitará o planejamento inteligente das necessidades de mobilidade de Sorocaba. Os novos equipamentos têm capacidade de leitura de tíquete (QR Code), um código impresso no comprovante da passagem, que o usuário utilizará para embarcar nos ônibus, substituindo o atual “Cartão Unitário”, também poderão utilizar aparelho de celular smartphone como meio de pagamento do cartão unitário.

O objetivo é propor modernidade ao sistema, regulamentar os postos de vendas e inibir falhas, propondo mais eficiência no transporte público de Sorocaba, dessa forma será possível incorporar ao sistema de pagamento e validação outras ferramentas contra fraudes, como a biometria facial, integrando soluções complexas que abrangem até mesmo o serviço de gerenciamento da frota de ônibus de uma cidade. A bilhetagem se transforma assim em algo muito maior e indispensável à vida do transporte coletivo urbano, deixando para trás os tempos em que era simplesmente um sistema moderno de se pagar a passagem.

O novo sistema está em fase de instalação e homologação, ocorrendo de forma gradativa para não impactar nas viagens dos usuários, bem como na comercialização dos passes.

Diariamente, circulam nos terminais cerca de 120 mil passageiros, sendo 80 mil no Terminal Santo Antônio e 40 mil no Terminal São Paulo. E ao mês a Urbes realiza mais de 4 milhões de viagens.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Região de Sorocaba registra aumento em homicídio e latrocínio, segundo dados divulgados pela SSP

Planeta é a construtora mais lembrada de Sorocaba pelo 2° ano seguido

Primeira quinzena de setembro registra recorde de queimadas no Pantanal e na Amazônia, diz Greenpeace

Procon e Vigilância interditam clínica odontológica por irregularidades no Centro

Menino de 13 anos morre após ser arrastado pela enxurrada em Salto

Programa de Aceleração de Startups Digitais está com inscrições abertas em Sorocaba