23 de Fevereiro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Urbes faz nova mudança e amplia capacidade de passageiros em 20 linhas de ônibus

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 19/01/2021

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transporte, promoveu novas mudanças no transporte público, sempre com o objetivo de evitar aglomerações, sobretudo nos horários de pico.

 

Desde domingo (17), 20 linhas tiveram o número de viagens ampliadas, gerando um aumento na capacidade de transporte de 34.200 usuários, por dia.

 

As alterações ocorreram por meio de remanejamento da frota, a priorizar o atendimento em linhas de maior demanda em horários de pico: 28 – Mineirão, 31 – Cajuru, 62 – São Bento, 62/1 – São Bento 2, 81 – Carandá, 81/1 – Altos de Ipanema, 60 – Ouro Fino, 73 – Júlio de Mesquita Filho, 77 – Santa Bárbara, 110 – Vitória Régia, 120 – Paineiras, 131 – Casa Branca, 140 – TVR/TSA, 200 – Norte/Sul, 03 – Novas Esperança, 14 – Santa Rosália, 53 – Éden, 17 – Central Parque, 40 – Vila Jardini e 31 – Cajuru.

 

Em oito dessas linhas, a Urbes ainda realizou alterações em horários de entrepico: 03 – Novas Esperança, 14 – Santa Rosália, 31 – Cajuru, 28 – Mineirão, 62 – São Bento, 53 – Éden, 81 – Carandá e 81/1 – Altos de Ipanema.

 

Das 111 linhas que a Urbes opera em Sorocaba, com uma frota total de 321 ônibus, a empresa já promoveu mudanças em 34 delas (31% do total), com vistas a diminuir o intervalo entre os ônibus.

 

“Iniciamos, desde o dia 7 de janeiro, as ações de ampliação da frota e de horários dos ônibus e há linhas que já passaram mais de uma vez por alteração no número de viagens, tudo para evitar aglomeração. Essa, agora, foi a primeira vez que alteramos a oferta nos horários de entrepico, necessidade que constatamos a partir do monitoramento diário do sistema”, explica o diretor-presidente da Urbes, Luiz Carlos Siqueira Franchim.

 

Ele lembra que o transporte coletivo de Sorocaba contava com um  total de 380 ônibus, número que foi reduzido para 300 pela gestão anterior, durante a pandemia. “A nossa meta é que, até o fim de fevereiro, estejamos de novo com 380 ônibus em operação. Estamos analisando a demanda e a viabilidade disso”, complementa Franchim.

 

Consulta de horários

 

Os horários dos ônibus também podem ser consultados na página da Urbes ou pelo telefone, discando 118, opção 2.

 

A Urbes recomenda, ainda, a utilização de ferramentas tecnológicas para consultar, de maneira simples, os horários do transporte público, sobretudo em tempos de pandemia e de importância de prevenção contra a Covid-19.

 

Os aplicativos Info Bus e Cittamobi estão disponíveis para download, tanto para tecnologia Android, quanto para iOS. Além da compra de créditos, o aplicativo mostra, em tempo real, a distância do veículo até o ponto de ônibus em que o passageiro se encontra.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Vunesp publica análise de recursos de candidatos com deficiência dos concursos da Prefeitura de Sorocaba

História antivacina vai de medo de virar gado a Osama Bin Laden

Exame do Vestibulinho das Etecs ocorre neste domingo (16)

Funcionário morre após ingerir álcool etílico durante transporte de plataforma da Petrobras

Bolsa Família com 13º é cavalo de pau, diz Fernando Haddad

Produtor rural mantém família refém por três horas e ameaça atear fogo em casa