20 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Urbes define 36 ações educativas de trânsito para dezembro

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 01/12/2021

Compartilhe esta notícia:

A Urbes – Trânsito e Transportes programou um calendário com 36 ações educativas de trânsito, para serem realizadas no mês de dezembro, em pontos estratégicos da cidade. As iniciativas começam já nesta quarta-feira (1) e prosseguem até o dia 19/12, data em que está programado um grande Passeio Ciclístico de Natal.

 

Ao todo, a programação da Urbes prevê 10 tipos diferentes de ações, como blitze educativas e abordagens no trânsito, para públicos específicos, sendo:  motoristas, ciclistas, pedestres e motociclistas. Serão enfocadas variadas temáticas, a exemplo de: “Lei Seca”, uso da cadeirinha no transporte de crianças, o perigo e a imprudência de dirigir alcoolizado ou utilizando o celular, uso adequado de vagas especiais de estacionamento, respeito aos ciclistas, assim como o uso obrigatório da seta.

 

Nesta primeira semana do mês, de 1 a 4 de outubro, serão sete ações. A primeira delas acontecerá das 9h às 11h desta quarta-feira (1), entre as Avenidas Antônio Carlos Comitre e Washington Luiz, no Campolim, voltada aos motociclistas, para que não abusem da velocidade, como forma de prevenir acidentes. Ainda para esta quarta-feira, está agendada a peça teatral “Xô acidentes”, para alunos do Centro de Educação Infantil “Diva Ferreira Cordeiro” (CEI-45), no Parque das Laranjeiras. Na quinta-feira (2), o Colégio Cristão Aquas, no Jardim Piratininga, será palco do teatro.

 

Na sexta-feira (3) pela manhã, a atividade para motociclistas será retomada, mas no cruzamento entre a Av. Ipanema e a Rua Maciel Baião, na Zona Norte da Cidade, enquanto à tarde, das 13h30 Às 15h30, tem “Sinalize – Dê Seta”, na Praça 9 de Julho, região central da cidade. No sábado (4), das 9h às 11h, o tema é “Faixa Viva”, com mímicos na Rua Leopoldo Machado, 525, mostrando como usar corretamente a faixa de travessia de pedestres.

 

“As atividades educativas têm sido um sucesso perante o público e estamos muito satisfeitos em chegar ao fim do ano com tamanha aceitação e participação em cada iniciativa, independentemente da temática trabalhada. Fecharemos 2021 com chave de ouro no quesito promoção à prevenção”, destaca o diretor-presidente da Urbes, Luiz Carlos Siqueira Franchim.

 

O último evento do ano, no dia 19 de dezembro, um domingo, será um Passeio Ciclístico de Natal, das 7h às 13h, com chegada no Parque das Águas, localizado no Jardim Abaeté. Os preparativos estão sendo realizados para esta atração, que terá completa infraestrutura para atender ao público e todos os detalhes serão divulgados, em breve.

 

Palestras em empresas, associações e escolas

 

A Urbes também já recebe as solicitações de participação no programa gratuito de palestras e atividades sobre “Educação para o Trânsito” 2022, disponível para empresas, associações, escolas e demais instituições públicas ou particulares interessadas. Além do formato on-line, o treinamento pode ser solicitado na opção de curso presencial, sempre seguindo rigorosamente todas as medidas sanitárias preventivas à Covid-19.

 

“As apresentações teatrais para alunos e as palestras diversas são as únicas atividades que precisam ser agendadas, pois são direcionadas a públicos específicos. Os trabalhos são focados em transmitir orientações sobre trânsito seguro e como minimizar os riscos de acidentes”, destaca a gerente de Educação para o Trânsito da Urbes, Cibele Soares.

 

As solicitações para participar podem ser feitam por meio do site da Urbes: https://www.urbes.com.br/. Basta clicar em “Ouvidoria”, selecionar o assunto “Educação para o Trânsito” e em “Abrir Manifestação”, para, então, preencher o formulário de solicitação.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Operação da PF contra sonegação fiscal em Sorocaba bloqueia R$ 78 milhões

Políticos aliados do candidato Jair Bolsonaro falam em ‘guerra’ e em ‘reagir’

Furtos de veículos caem pelo 20º mês consecutivo na região de Sorocaba

Globo perde participação em verba oficial de publicidade sob Bolsonaro

Termo de adesão de Taty Polis como voluntária não segue decreto de Crespo

Reforço da assistência reduz crimes contra crianças, diz ministra