25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Urbes dá início à nova contratação do transporte coletivo com Audiência Pública

Postado em: 10/01/2019

Compartilhe esta notícia:

A Secretaria de Mobilidade e Acessibilidade, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes, abrirá licitação para a contratação de uma nova empresa de ônibus que vai operar o chamado lote 2 no lugar da STU (Sorocaba Transportes Urbanos). O valor estimado é de R$ 651 milhões por um contrato de oito anos, com a possibilidade de ser prorrogado pelo mesmo período.

A STU atualmente opera com 60 linhas de ônibus, possuindo uma média de mais de um milhão e seiscentos mil passageiros por mês. Hoje ela opera linhas do transporte público municipal juntamente com a Consor (Consórcio Sorocaba).

A Urbes iniciou os preparativos para a abertura da concorrência pública com a realização de uma Audiência Pública. Na ocasião o secretário de Mobilidade e Acessibilidade e presidente da Urbes, Luiz Alberto Fioravante, iniciou apresentando o projeto, na sequência abriu-se espaço para um debate, que teve como objetivo elucidar dúvidas e receber sugestões para serem consideradas como subsídios para o aprimoramento do serviço de transporte coletivo urbano e para a elaboração do edital de concessão desse serviço. A realização da audiência atendeu à lei federal nº 8.666 e ao decreto municipal nº 1.161, de 2018. Não houve contestação quanto ao projeto e sim elogio por parte do sindicato dos motoristas.

A concessão do transporte deverá ter prazo inicial fixado em 8 anos. O período poderá ser prorrogado por mais 8 anos, de forma que o prazo máximo da concessão poderá ser de até 16 anos. O Contrato será projetado em duas fases em razão do BRT, a primeira fase contará com uma frota de 192 carros, e uma segunda fase com 136 ônibus, pois algumas linhas serão absorvidas pelo BRT. A previsão é que o edital seja publicado na segunda quinzena de janeiro.

Compartilhe: