Sorocaba conta, a partir desta segunda-feira (6) com três unidades de urgência e emergência no atendimento de referência às pessoas com suspeita, ou confirmação da Covid-19, com a UPH Zona Norte e a UPA do Éden. A medida do Comitê de Combate à Covid-19 se deu após a UPH Zona Leste atingir sua capacidade total de atendimentos. A medida segue o Plano de Contingência de Enfrentamento ao Novo Coronavírus pactuado com a Secretaria Municipal da Saúde de Sorocaba divulgado no dia 3 de abril.
Segundo o médico e coordenador do comitê, Fernando Brum, este fluxo segue a terceira etapa do plano de contingência e poderá haver mudanças no fluxo de atendimentos da cidade, conforme a necessidade observada na assistência de saúde do SUS (Sistema Único de Saúde). “Planejamos cinco etapas diferentes. Quando a capacidade de atendimentos da terceira atingir 50% iniciaremos a preparação da quarta etapa. Somente partiremos para a próxima etapa quando a capacidade atingir 75%”, explica Brum.
Os Prontos-atendimentos São Guilherme; Laranjeiras, Brigadeiro Tobias e a UPA Éden, também atenderão a esses pacientes por estarem em locais distantes da área central e para evitar grandes deslocamentos desses moradores. Caso seja necessário, esses pacientes poderão ser transferidos às unidades referências. A UPH Oeste continua com o papel de atender pacientes adultos e infantis sem problemas respiratórios.