Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Unimed Sorocaba patrocina bicampeão mundial de bicicross

Postado em: 14/01/2021

Compartilhe esta notícia:

A idade é pouca, mas os títulos são muitos. O sorocabano Lucas Cardoso Darriba, nascido em 22 de abril de 2010, pratica ciclismo BMX (popularmente conhecido como bicicross) e já é bicampeão mundial e brasileiro, tetracampeão paulista e atleta revelação do estado de São Paulo em 2017, 2018 e 2019. Desde janeiro, ele também passa a ser um dos atletas patrocinados pela Unimed Sorocaba.

 

Segundo seu pai, Evandro Soares Darriba, tudo teve início com a inscrição de Lucas no projeto social Clube Sorocabano BMX, localizado numa área pública perto da ponte de Pinheiros. “Começou em 2015, como brincadeira”, recorda-se.  Porém, dois anos, depois seu potencial já era evidente. “Em 2017, meu filho foi integrado à Associação Paulista de BMX e à Confederação Brasileira de Ciclismo. Já no primeiro ano participando de competições oficiais, sagrou-se campeão paulista, além de conquistar outros campeonatos regionais”, conta Evandro.

 

Dentro das limitações impostas pela Covid-19, Lucas continua treinando na pista do Clube Sorocabano BMX e, fora de lá, conta com o acompanhamento de um treinador próprio. Ele confessa que também gosta de videogame e de jogar bola com os amigos, mas não por muito tempo. A paixão é mesmo a bicicleta.

 

A sigla BMX se refere a bicycle motocross. É a modalidade mais popular do ciclismo e surgiu em consequência da admiração de jovens norte-americanos pelo motocross. Desde a edição dos Jogos de Pequim (2008), passou a ser uma modalidade olímpica no formato supercross (corridas em pistas de diversos obstáculos). Contudo, na Olimpíada de Tóquio – que deverá ocorrer ainda neste ano –, o BMX Freestyle, em que os atletas são pontuados por manobras feitas com as bicicletas, também estará presente.

 

E as Olimpíadas fazem parte dos planos de Lucas – muito provavelmente, na edição de 2032, por conta da regra sobre idades/categorias. “Agora, o nosso objetivo é o mundial, que será realizado em agosto, na Europa”, pontua Evandro. A expectativa é de que Lucas novamente conquiste esse título. Mas, independentemente do resultado, será mais um motivo de orgulho à cidade, ao esporte nacional e à Unimed Sorocaba, que terá sua marca vinculada a um campeão e a uma competição internacional.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

GCM e PM autuam mais 248 veículos e fecham 6 bares em Sorocaba

Moro conclui depoimento após ficar mais de 8h em prédio da PF de Curitiba

Manutenção da CPFL interrompe abastecimento de água em 30 bairros nesta 5ª em Sorocaba

Justiça determina transferência de chimpanzé que vive sozinho em zoo para santuário

Jaqueline prorroga decreto de quarentena até o dia 1 de janeiro de 2021

Empresas do transporte urbano de Sorocaba pagam adiantamento salarial e trabalhadores encerram protesto