Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Unimed Sorocaba completa 50 anos

Postado em: 04/06/2021

Compartilhe esta notícia:

A Unimed Sorocaba completa, neste 4 de junho, 50 anos de fundação. A instituição nasceu com o agrupamento de 47 médicos e, atualmente, reúne 1.206 médicos; emprega diretamente 2.331 pessoas; atende cerca de 165 mil clientes (entre diretos e indiretos); possui 82 clínicas, 13 centros de diagnósticos e 11 hospitais credenciados; e realiza, anualmente, mais de um milhão de exames laboratoriais, para citar apenas alguns dados quantitativos.

 

Considerada um dos mais importantes complexos assistenciais do interior do estado de São Paulo e referência dentro do Sistema Unimed (formado por outras 342 cooperativas, 117 mil médicos cooperados, 17 milhões de beneficiários, 2.396 hospitais credenciados e 131 próprios), a Unimed Sorocaba caminha para uma nova fase de expansão. “Até outubro, deveremos abrir um Pronto-Atendimento na Zona Norte. Este se juntará à unidade já instalada na região, que oferece farmácia comercial e exames laboratoriais e de imagem. Parte significativa dos nossos clientes moram ou trabalham nessa região”, explica o presidente do Conselho de Administração, doutor Gustavo Ribeiro Neves.

 

O Hospital Dr. Miguel Soeiro

 

Sem dúvida, o Hospital Dr. Miguel Soeiro, inaugurado em 1996, é o maior símbolo da Cooperativa. Conta com 222 leitos operacionais, 30 de UTI Adulto, 18 de UTI Infantil e Neonatal e 13 salas cirúrgicas. Está instalado em uma área de 91 mil metros quadrados – dos quais 25 mil metros quadrados são de área construída. Nele, trabalham 1.832 colaboradores. Em 2020, registrou 15.059 internações, 104.595 atendimentos de emergência e 314.176 exames de imagem. Uma nova expansão do hospital está sendo discutida com os cooperados e poderá ser iniciada ainda neste ano.

 

Diretoria Executiva e Conselho de Administração

 

Além do doutor Gustavo Ribeiro Neves, a Diretoria Executiva da Unimed Sorocaba – eleita por voto direto dos seus cooperados – é composta pelos médicos José Feliciano Delfino Filho (Vice-Presidência) e Sérgio Rachkorsky (Superintendência) e pelas médicas Agnes Clini Baptista (Assuntos Médicos) e Jeane Marie Peter (Mercado). Estes também compõem o Conselho de Administração, juntamente às doutoras Katherine Pedroso Rodrigues e Priscilla Pedroso Biolcati Tibúrcio de Lucena e aos doutores Eduardo Martins Marques, Antonio Francisco Alves Neto, Clóvis Eduardo Vicentino, Luiz Alberto de Moraes, Rodrigo André de Oliveira Pereira, Victor Dutra Vieira Filho, Sérgio Penteado de Camargo Oliveira Júnior e Túlio Pereira Cardoso.

 

Os transplantes

 

Os transplantes, muitos deles feitos para pacientes cobertos com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), são um dos grandes diferenciais da instituição. Até o último dia 31 de maio, por exemplo, já haviam sido realizados 803 transplantes de córnea, 223 de fígado, 2 de fígado-rim, 14 de rim, 287 de medula óssea autólogo e 28 de medula óssea alogênico, 21 de coração, 44 de ossos e 4 de rim intervivos.

 

Futuro

 

Em termos de mercado, a Unimed Sorocaba passou a adotar novas estratégias desde junho do ano passado; porém, os desafios são bastante contundentes. “Como não temos e nem nunca teremos uma visão puramente mercantilista – ou seja, pagar o mínimo possível aos médicos e colaboradores numa ponta e, na outra, cobrar o máximo permitido dos clientes –, o nosso norte é a excelência na gestão financeira e a manutenção dos mais altos padrões de qualidade”, explica o doutor Gustavo.

 

“Num passado recente, havia uma diversidade de operadoras de planos de saúde. Hoje, isso não existe mais. Muitas desapareceram e outras foram incorporadas pelos grandes players, alguns com forte injeção de capital externo e ações negociadas na Bolsa de Valores brasileira”, destaca.

 

Os níveis e a complexidade das disputas comerciais atuais estão num patamar completamente diferente do que existia. “Também por essa razão, precisamos gerenciar a Unimed Sorocaba pensando cada vez mais na geração de trabalho e renda aos cooperados, na manutenção de emprego às pessoas que dependem desta empresa para o sustento de suas famílias e, não menos importante, em atender os nossos clientes com a máxima segurança, assertividade, qualidade e contemporaneidade em termos de tecnologia e recursos humanos. Ou seja, respeitando a proporção histórica, temos basicamente os mesmos desafios que estimularam nossos 47 sócios-fundadores a criar esta Cooperativa 50 anos atrás”, finaliza.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sorocaba ultrapassa 18 mil recuperados da Covid-19

Grávida entra em trabalho de parto após ser presa por tráfico de drogas

Crédito imobiliário da Caixa cresceu 41% neste ano

Caixa credita saque emergencial do FGTS para nascidos em maio

Aeroclube de Sorocaba será tema de audiência pública na quarta-feira

Polícia Militar prende homem que tentava desmontar veículo roubado em Sorocaba