27 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Unidades Básicas de Saúde realizam ações referentes ao Dia Nacional de Combate ao Fumo

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 30/08/2022

Compartilhe esta notícia:

Nesta segunda-feira (29 de agosto), é lembrado o Dia Nacional de Combate ao Fumo.  Com foco na prevenção, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), realiza ações nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), como parte do Programa de Controle e Tratamento do Tabagismo em Sorocaba. As unidades participantes da iniciativa são: Cajuru, Nova Esperança, Ulisses Guimarães e Vila Haro. A ação é preconizada pelo Ministério da Saúde na Atenção Básica.

 

O tratamento inclui avaliação clínica, abordagem mínima ou intensiva, individual ou em grupo e, se necessário, terapia medicamentosa em conjunto. O programa segue o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Tabagismo (PCDT), que é um documento oficial do Sistema Único de Saúde (SUS). São estabelecidos critérios para o diagnóstico do tabagismo, bem como o tratamento, com uso de medicamentos e outros insumos apropriados, além de acompanhamento dos resultados terapêuticos.

 

Os interessados em ingressar nesse tratamento especializado podem procurar as UBS citadas acima, em seus respectivos horários de atendimento, referindo o interesse pelo auxílio. E, a cada turma nova do programa, a UBS entra em contato com o interessado, informando data e horário para triagem e avaliação.

 

Conscientização

 

Também voltada para a conscientização sobre a data, a UBS Paineiras realizou um trabalho de exposição visual, com cartazes e materiais informativos sobre o tema do combate ao fumo.

 

“Este importante trabalho da Atenção Básica de prevenção e tratamento, bem como a conscientização das pessoas são fundamentais para o cuidado permanente com a saúde”, salienta o secretário municipal da Saúde, Dr. Cláudio Pompeo.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Traficante é flagrado com drogas na cueca no bairro Nova Esperança

Ex-ministro da Saúde alerta para perigo de agrotóxicos na água de Sorocaba

Guedes reconhece PIB abaixo do esperado, mas diz que ‘economia está voltando em V’

Jovem de 23 anos tem pulmão perfurado ao ser esfaqueada por namorado

Jovem de 25 anos e adolescente de 17 morrem em acidente entre ônibus e carro

O impacto do “Cenário de Calvário” - veja a coluna semanal de Vanderlei Testa