Fotos recebidas pelo Sistema Ipanema de Comunicação mostram apenas placas de sinalização de obras do BRT na avenida Itavuvu. O anúncio do início das obras foi feito há mais de um mês, no dia 22 de setembro, pelo prefeito de Sorocaba José Crespo (DEM), inclusive com cerimônia de inauguração.
Ao Jornal da Ipanema, da Rádio Ipanema, no dia 18 de setembro, o presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Luiz Alberto Fioravante, reforçou que o tráfego local de veículos ficaria carregado por conta do desvio do trânsito para que as obras pudessem ser realizadas.
Entretanto, até o momento, apenas placas de sinalização pode ser vistas ao longo da avenida.
De acordo com o cronograma divulgado à época pelo governo, estavam previstos desvios, liberação da faixa exclusiva, presença constante de agentes de trânsito; sinalização de obras; orientação para rotas alternativas; monitores na via (bandeirinhas); redimensionamento on-line dos tempos semafóricos; monitoramento por câmeras.
A etapa seguinte ocorreria nas duas extremidades da avenida, com a construção simultânea das estações Paineiras (extremo norte) e UPH da Zona Norte (extremo sul).
Nos trechos em obras, todo o canteiro central seria isolado por tapume, ocupando uma parte da pista principal, reduzindo uma faixa para veículos.
Na placa abaixo é possível ler que a data de início da obra consta como setembro/2018 e término maio/2020.
O Ipa Online questionou a Prefeitura de Sorocaba e Urbes a respeito do andamento das obras e aguarda resposta das mesmas.
Conceito
O sistema BRT não é apenas um ônibus novo, uma via segregada ou infraestrutura acessível.
Não se propõe apenas uma mudança na frota ou na infraestrutura do transporte público coletivo, mas um conjunto de mudanças que juntas formam um novo conceito de mobilidade urbana.
“A adoção desse modelo trará um conjunto de benefícios: redução do tempo de viagem e da espera nos pontos de parada; maior confiabilidade no sistema, pois o usuário saberá, por meio de painéis informativos, em quanto tempo estará disponível o próximo ônibus; maior conforto e menor impacto ambiental; revitalização do espaço público e valorização imobiliária”, afirmou Fioravante.
Oferecendo conforto, eficiência e rapidez, o BRT propõe uma melhora na infraestrutura do transporte coletivo feito pelo ônibus e será um conceito diferenciado de locomoção do modal.
Na Câmara
Segundo reportagem de Cida Muniz, o vereador Péricles Régis (MDB), apresentou em sessões extraordinárias uma emenda ao projeto do Executivo que faz doação onerosa da antiga garagem da TSE, que foi comprada pelo Poder Executivo na administração do prefeito Antônio Carlos Pannunzio (PSDB), por R$ 13 milhões, ao Sistema BRT.
A emenda exige que a concessionária do BRT construa uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e ainda transfira recursos financeiros mensais equivalentes a 0,5% do valor do imóvel por 150 meses. “Não sou a favor desta concessão. Mas se for aprovada, a minha emenda fará o papel de redutora de danos, pois ao longo dos vinte anos de concessão, a concessionária terá que efetuar uma contrapartida estimada de R$ 20.950.000,00 para utilizar este espaço público. Desta forma entendemos ser justa esta concessão, já que este terreno foi adquirido com recursos públicos com a finalidade de servir à saúde. Então deve, no mínimo, ser condicionada a uma contrapartida específica para área da saúde”, explica Péricles Régis.
A emenda especifica que sejam investidos por parte da empresa R$ 5.200.000,00 para a construção, compra de mobília e equipamentos da UPA e ainda R$ 15.750.000,00 para o seu custeio.
A Comissão de Justiça da Câmara, presidida pelo vereador José Francisco Martinez (PSDB), não quis dar o parecer à emenda. Nos bastidores, a questão foi tratada como uma forma do projeto novamente não ser votado.