O cuidado, promoção da saúde e prevenção de doenças da população negra igualmente são pautas que vêm sendo cada vez mais discutidas na saúde pública. A fim de disseminar informações sobre a importância do tema, a Secretaria da Saúde (SES) realizou, recentemente, diversas ações na rede municipal referentes à “Semana Municipal de Promoção à Saúde Integral da População Negra”.
A iniciativa, que cumpre a Lei Municipal nº 12.061, de 2 setembro de 2019, tem como objetivo o enfrentamento e a superação das barreiras que incidem negativamente nos indicadores de saúde da população negra, tais como: precocidade dos óbitos, taxas de mortalidade materna e infantil, maior prevalência de doenças crônicas não transmissíveis e infecciosas e índices de violência.
As Unidades Básica de Saúde (UBSs) participantes foram a seguintes: Fiori, Laranjeiras, Nova Sorocaba e São Guilherme. Além de cartazes afixados nos locais, a população teve atendimento exclusivo de aferição de pressão arterial, verificação de glicemia capilar e orientação sobre agravos de saúde. Também foram efetuadas amplas discussões e abordagens, com orientações a respeito do tema.
“Não se trata somente de um atendimento de equidade racial, mas também de atenção às particularidades que demandam conhecimento específico, como as patologias geneticamente determinadas, de berço hereditário, ancestral e étnico, onde se destaca a anemia falciforme, por exemplo. É fundamental que a população tenha cada vez mais conhecimento desses assuntos, para buscar cuidados mais específicos”, explica a supervisora de Área de Saúde, Taíza Adrião da Cruz.