19 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

UBSs realizam ações educativas de saúde às comunidades locais

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 29/04/2022

Compartilhe esta notícia:

Diversas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) realizaram, nesta semana, ações educativas sobre prevenção e hábitos saudáveis para suas respectivas comunidades locais.

 

Na terça-feira, 26 de abril, data em que se comemora o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, foram feitas várias atividades relacionadas ao tema. A data comemorativa foi instituída pela Lei nº 10.439/2002 e tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do tratamento da doença.

 

A UBS Carandá, por exemplo, vem realizando, em parceria com estudantes de enfermagem da UNIP (Universidade Paulista), uma série de orientações de combate à hipertensão, ao longo da semana. Na UBS Cajuru, a parceria de abordagem preventiva foi com os alunos da PUC (Pontifícia Universidade Católica).

 

Ações, como aferições de pressão, orientações e distribuição de informativos foram realizadas nas UBS Sabiá e São Bento. Equipes da UNIP e da Faculdade Anhanguera, em parceria com a UBS Maria Eugênia, realizaram ações educativas e aferições de pressão no Centro Esportivo do bairro.

 

Já, na UBS Escola, as atividades contaram com a participação do Centro Educacional Núcleo Profissionalizante (Cenep) e, nas UBSs Aparecidinha e Jardim Rodrigo, foram realizadas palestras sobre prevenção e combate à hipertensão para a população.

 

Na UBS Paineiras, a equipe difundiu informações sobre a importância dos exames de autocuidado e rotina ocupacional, a fim de conscientizar a comunidade local. A equipe da UBS Nova Esperança abordou, nesta quarta-feira (27), em parceria com estudantes da UNIP, o cuidado com a alimentação, por meio de uma dinâmica com um semáforo lúdico, que indicava a cor verde, para os alimentos considerados saudáveis; amarelo, para uma alimentação com moderação; e vermelho, demonstrando o limite do que deve ser consumido desse grupo alimentar.

 

“Esse trabalho de informações preventivas realizado pelas UBSs, em diversos pontos da cidade, é fundamental, pois dá visibilidade aos importantes temas propostos e alcançam as respectivas comunidades, com grande eficiência”, salienta o secretário da Saúde, Dr. Cláudio Pompeo.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Governo de São Paulo e TJSP vão monitorar acusados de violência contra mulher com tornozeleira

Sem CNH, motorista de 18 anos capota carro de luxo do pai e mata produtor visual na capital paulista

O livro ‘Sumiko’, da escritora Áurea Lopes Piacitelli, será lançado dia 3 de fevereiro às 18h na Fundec. Uma história real e mística que irá impressionar os leitores de todas as crenças - veja a coluna de Vanderlei Testa

Menor apontado como 3º suspeito de massacre em Suzano é apreendido

PM prende 7 e apreende mais de 200 kg de maconha em operação contra pancadões

Concurso de Fantasias de Carnaval acontece nesta sexta-feira