Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

UBSs realizam ações educativas de saúde às comunidades locais

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 29/04/2022

Compartilhe esta notícia:

Diversas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) realizaram, nesta semana, ações educativas sobre prevenção e hábitos saudáveis para suas respectivas comunidades locais.

 

Na terça-feira, 26 de abril, data em que se comemora o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, foram feitas várias atividades relacionadas ao tema. A data comemorativa foi instituída pela Lei nº 10.439/2002 e tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do tratamento da doença.

 

A UBS Carandá, por exemplo, vem realizando, em parceria com estudantes de enfermagem da UNIP (Universidade Paulista), uma série de orientações de combate à hipertensão, ao longo da semana. Na UBS Cajuru, a parceria de abordagem preventiva foi com os alunos da PUC (Pontifícia Universidade Católica).

 

Ações, como aferições de pressão, orientações e distribuição de informativos foram realizadas nas UBS Sabiá e São Bento. Equipes da UNIP e da Faculdade Anhanguera, em parceria com a UBS Maria Eugênia, realizaram ações educativas e aferições de pressão no Centro Esportivo do bairro.

 

Já, na UBS Escola, as atividades contaram com a participação do Centro Educacional Núcleo Profissionalizante (Cenep) e, nas UBSs Aparecidinha e Jardim Rodrigo, foram realizadas palestras sobre prevenção e combate à hipertensão para a população.

 

Na UBS Paineiras, a equipe difundiu informações sobre a importância dos exames de autocuidado e rotina ocupacional, a fim de conscientizar a comunidade local. A equipe da UBS Nova Esperança abordou, nesta quarta-feira (27), em parceria com estudantes da UNIP, o cuidado com a alimentação, por meio de uma dinâmica com um semáforo lúdico, que indicava a cor verde, para os alimentos considerados saudáveis; amarelo, para uma alimentação com moderação; e vermelho, demonstrando o limite do que deve ser consumido desse grupo alimentar.

 

“Esse trabalho de informações preventivas realizado pelas UBSs, em diversos pontos da cidade, é fundamental, pois dá visibilidade aos importantes temas propostos e alcançam as respectivas comunidades, com grande eficiência”, salienta o secretário da Saúde, Dr. Cláudio Pompeo.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

“Ciência da Gentileza” é tema de live da UNIP na segunda-feira (9)

Homem é detido ao tentar retirar carro na Urbes com procuração falsa

Procon entra com ação contra aumento de planos de saúde

Com Alcolumbre fora da disputa pela presidência, senadores apontam ‘clima de indefinição’

Bolsonaro diz que Congresso vai “sepultar” taxação de energia solar

Justiça proíbe bancos de aumentarem juros em meio à pandemia de coronavírus