Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

UBS Cajuru abre neste sábado para coleta de Papanicolau, testes de HIV e sífilis e atividades gratuitas para mulheres

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 27/08/2021

Compartilhe esta notícia:

Com o objetivo de ampliar o acesso às mulheres que não conseguem realizar seus exames preventivos durante a semana, a UBS (Unidade Básica de Saúde) Cajuru realiza uma ação para a coleta do exame Papanicolau, neste sábado (28), das 8h às 16h. Os agendamentos podem ser feitos previamente pelos telefones: (15) 3333-2525 e (15) 3333-2520 ou presencialmente na própria unidade.

 

Além da coleta do Papanicolau, a UBS promoverá atividades de orientação sobre a importância da prevenção dos cânceres do colo de útero e de mama, planejamento familiar e solicitação de mamografia. Também haverá a oferta de testes rápidos para identificar HIV e sífilis e os resultados serão entregues, seguindo todos os protocolos de sigilo.

 

Durante a abertura da unidade, as pacientes poderão experimentar uma sessão de calatonia, que é uma técnica de trabalho corporal aplicada, em sua maior parte, nos pés dos pacientes. A calatonia promove o relaxamento e pode ajudar a diminuir a tensão muscular e aliviar o estresse. Outra atividade oferecida às mulheres será a oficina de design sobrancelhas e henna.

 

Papanicolau é o exame que deve ser realizado em todas as mulheres com vida sexualmente ativa, pelo menos, uma vez ao ano. A avaliação não é somente uma maneira de diagnosticar a doença, mas serve, principalmente, para determinar o risco de uma mulher vir a desenvolver o câncer. Todas as mulheres que são, ou que tenham sido, em algum momento, sexualmente ativas, devem fazer o exame, anualmente.

 

A UBS Cajuru fica situada na Avenida Paraná, 3.719, no bairro Cajuru do Sul.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Isolamento social em Sorocaba fica abaixo da média estadual no 1º dia da fase emergencial

Prefeitura gasta R$ 13 mil e expõe ‘obras de arte’ grafitadas em caminhões de lixo

"A gente lamenta todos os mortos, mas é o destino de todo mundo", diz Bolsonaro

BC corta Selic em 0,75 ponto, a 3% ao ano, com agravamento da crise do coronavírus

Homem é preso suspeito de estuprar criança de 8 anos na região de Sorocaba

Centro de Oncologia na Santa Casa está pronto e deve atender dentro de um mês