27 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

TSE marca para próxima terça julgamento de ações contra Bolsonaro

Foto: Agência Brasil.
Postado em: 06/10/2023

Compartilhe esta notícia:

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) marcou para a próxima terça-feira (10) julgamento de três ações que têm como alvo o ex-presidente Jair Bolsonaro, investigado pelo suposto abuso de poder político durante a eleição presidencial de 2022.

 

As informações são da Agência Brasil.

 

As três ações foram recém liberadas para julgamento pelo relator, ministro Benedito Gonçalves, que no mês passado juntou os processos para análise conjunta, sob a justificativa de que possuem “conexão relevante em função da tese jurídica a ser debatida”.

 

As três ações de investigação judicial eleitoral (Aije’s) tratam da suposta utilização por Bolsonaro de prédios públicos federais para realização de atos de campanha eleitoral, o que é vedado por lei.

 

Os processos foram abertos a pedido da coligação Brasil da Esperança, que apoiou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante as eleições, e também pelo PDT, partido do candidato Ciro Gomes.

 

Entre os atos investigados estão transmissões ao vivo com teor eleitoral feitas a partir dos palácios da Alvorada e do Planalto. Também são alvo de questionamentos entrevistas coletivas realizadas no Alvorada em que o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, declarou apoio a Bolsonaro.

 

Nesta semana, o vice-procurador-geral Eleitoral, Paulo Gonet, defendeu que as ações sejam rejeitadas pelo TSE. Para ele, não há como se provar impacto substancial dos atos investigados sobre o resultado da eleição, diante da “falta de evidência da repercussão danosa do fato sobre a legitimidade do processo eleitoral.”

 

As defesas de Bolsonaro e de seu candidato a vice Braga Netto, que também é investigado, negam irregularidades nos atos investigados.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cruzeirão 2022 recebe inscrições até esta quinta-feira

Justiça manda Receita fornecer notas fiscais de Flávio Bolsonaro

Mais que vírus, falta de dinheiro segura brasileiro em casa

Santa Casa Sorocaba assume nesta quarta gestão de hospital em Itapetininga

CPI do Falso Voluntariado: síndica e administrador de prédio não comparecem

Em dois dias, prefeitura imunizou mais de 7 mil pessoas entre deficientes permanentes, pessoas com comorbidades e idosos