Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

TSE autoriza convenções partidárias virtuais para eleições municipais

Jovem Pan News
Postado em: 04/06/2020

Compartilhe esta notícia:

Jovem Pan News

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou nesta quinta-feira (4) a realização de convenções partidárias virtuais em virtude da pandemia do novo coronavírus.

Por unanimidade, o plenário do TSE referendou essa possibilidade aos partidos políticos ao responder uma consulta pedida pelo deputado federal Hiram Manuel (PP-RR).

Segundo o calendário do TSE, as convenções deverão ser realizadas entre 20 de julho e 5 de agosto. Os partidos terão autonomia para definir as ferramentas tecnológicas necessárias para suas convenções.

“As convenções partidárias constituem etapa das mais relevantes do macro processo eleitoral, porquanto objetivam a escolha, no âmbito interno dos partidos políticos, dos pré-candidatos que virão a representar os ideais, as aspirações e os programas das legendas nas campanhas”, disse relator, ministro Luis Felipe Salomão.

O possível adiamento das eleições municipais, previstas para outubro, ainda não foi definido pela Corte. Os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, deverão discutir o tema com o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, nas próximas semanas.

Grupo de trabalho

Após permitir as convenções partidárias virtuais, o TSE anunciou a criação de um grupo de trabalho para acompanhar e definir regras com ênfase no ambiente virtual.

O ministro Barroso concordou com a sugestão sobre criação do grupo que deve estabelecer diretrizes a serem obedecidas pelas legendas durante as convenções virtuais. Entre elas, como se dará o registro do resultado das convenções, em que local tais informações ficarão armazenadas, dentre outros detalhes. Ao final dos trabalhos, o grupo deve apresentar uma minuta de resolução a ser deliberada pelo Plenário ainda no mês de junho.

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Idosa fica ferida após ser derrubada durante roubo na Zona Norte

Não ter investido em vacinas na 1ª oportunidade foi suicídio, opina renomado infectologista 

Dois alunos de escola em Suzano permanecem internados em São Paulo

Peritos constataram montagem em vídeo vazado, afirma Doria

Mulher de 20 anos dá à luz em UPH sem saber que era gestante; bebê passa bem

Votação da reforma da Previdência de São Paulo é marcada para 9h15 desta terça na Alesp