19 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Trump rompe com a OMS por influência excessiva da China

Jovem Pan News
Postado em: 29/05/2020

Compartilhe esta notícia:

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (29) que o país encerrou relações com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

O motivo para isso, segundo o presidente, é a influência excessiva da China sobre a entidade. “Encerraremos hoje nossa relação com a Organização Mundial de Saúde e redirecionaremos esses fundos para outras iniciativas globais merecedoras de saúde pública”, afirmou Trump, dizendo que “o mundo precisa de respostas da China sobre o vírus”, em relação à pandemia da Covid-19.

Trump afirmou que é preciso ter transparência, mencionando também que atualmente os EUA pagam US$ 450 milhões ao ano para a OMS.

Antes disso, o presidente havia interrompido os pagamentos americanos à entidade, também por críticas sobre a influência chinesa. Hoje, ele questionou, por exemplo, o motivo de a China não ter interrompido logo viagens pelo mundo, após o novo coronavírus ter sido detectado em Wuhan.

Ele acusou ainda Pequim de manipular a OMS, pressionando a entidade a “enganar o mundo” após a descoberta da Covid-19 e dizendo que a China tem “total controle” sobre a OMS. “A morte e a destruição causadas pelo coronavírus é incalculável”, lamentou.

As declarações foram dadas na Casa Branca, em Washington. No pronunciamento, Trump também anunciou sanções econômicas contra a China pelas ações recentes desta para reforçar o controle sobre Hong Kong.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Idoso de 67 anos é agredido com coronhadas por criminosos na Zona Norte

Escolas de elite terão testagem frequente e áreas de isolamento para volta às aulas

Desempenho da região nas exportações do estado de São Paulo cresce quase 60% em 2022

Aulas presenciais do Projeto Guri deverão voltar no início de 2021

VÍDEO: policiais militares são socorridos após acidente na rua Sete de Setembro 

Paralisação de ônibus pode ocorrer a qualquer momento em Sorocaba