27 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Tributo ao Fernando Soranz  - veja a homenagem de Vanderlei Testa

Arte: VT
Postado em: 04/03/2023

Compartilhe esta notícia:

 

O anoitecer da sexta-feira, 3 de março, deixou o sentimento de saudade no coração de todos amigos e familiares do Fernando Soranz. A notícia da sua ressurreição de vida para estar com o Pai celestial sensibilizou o pulsar do coração da diretoria do Sincomércio, Sindicato de Comércio Varejista de Sorocaba. Tenho a certeza de um grupo irmanado em amizade de décadas que se vê privada de um convívio difícil de ser expresso em palavras. Conforme os telefonemas iam sendo feitos a cada amigo, a mesma emoção tomava conta de todos. Fernando Soranz tinha uma personalidade forte e defendia acima de tudo o respeito ao ser humano. Ele foi criado por seus pais em meio à beleza da transformação da farinha em pães nosso de cada dia. A padaria Barão no centro da cidade abrigava no mesmo casarão a família Soranz que fez história no comércio varejista de Sorocaba. Quantas vezes eu conversei com o Fernando sobre essa época repleta de histórias da sua meninice sapeca. Com os tios e primos cresceu e foi em busca de seus sonhos. Foi estudar em São Paulo, onde por anos trabalhou em grandes empresas. Conheceu a namorada Maria do Carmo e como apaixonados celebraram o sacramento do matrimônio. Um casal que gerou duas filhas e um filho. Uma família exemplar que continua a perpetuar o nome e a dignidade dos Soranz. 


Em Sorocaba, Fernando Soranz abriu o seu comércio na área eletrônica na rua Padre Luiz. A Shock se tornou além de loja um ponto de encontro da comunidade, dizia Fernando em nossas conversas. Desde o saudoso Padre Mauro Vallini até o prefeito da cidade passava por lá para prosear. A sua liderança o levou a assumir a presidência do Sincomércio, entidade patronal que saiu de uma pequena sala para um prédio próprio na rua Cesário Mota. 


Graças ao empenho do Fernando hoje Sorocaba tem o Sesc e o Senac. Tem a Junta Comercial, Jucesp e muitos outros empreendimentos sociais. 


Nas reuniões da diretoria e nos encontros realizados com os nossos familiares e funcionários do Sincomércio, sempre havia a acolhida de Maria do Carmo e Fernando com um aconchego de verdadeiros amigos. Juntos, sorrimos, nos abraçamos, choramos, sonhamos e defendemos com o Fernando a determinação ao respeito ao ser humano. 


Neste dia 4 de março, com o tempo nublado, chuvoso, com trovões e um ar de tristeza pela perda, existe a fé e confiança de uma passagem de vida eterna concretizada na promessa do Criador. “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.  Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito”, diz o evangelho de João. 


No entardecer das 16 horas, no jardim do Pax a despedida humana e a acolhida de um corpo e a alma generosa, amiga, de marido, pai e avô que deixará para sempre a sua inesquecível trajetória por este planeta Terra. Vai em paz, Fernando Soranz. Obrigado por sua amizade e carinho com todos os seus amigos e população, colaboradores da Jucesp e Sincomércio. Que as águas desta chuva do sábado sejam bênçãos derramadas sobre a sua vida inesquecível. 


Vanderlei Testa (artigovanderleitesta@gmail.com) Jornalista e Publicitário 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Humanidade deu “primeiro passo” para retorno à Lua

“Game of Thrones” queria “mitar”, mas acabou apressada e desvalorizando personagens

Multinacional encerra atividades e demite mais de 250 funcionários na unidade de São Roque

Empresário sequestrado no dia 21 é encontrado em cativeiro em Mongaguá; cinco foram presos

Secretária de Saúde deixa o Governo Crespo; ela é a quinta a abandonar o cargo

Sorocaba registra sete mortes por gripe H1N1; casos de sarampo crescem para 14