24 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Transplante de órgãos cai em 2021

Foto: divulgação/HFB
Postado em: 04/02/2022

Compartilhe esta notícia:

O número de transplantes de órgãos caiu no Brasil em 2021 na comparação com o ano anterior. Segundo levantamento do Ministério da Saúde, entre janeiro e novembro do ano passado foram realizados 12 mil transplantes. Em 2020, no mesmo período, equipes de saúde executaram 13 mil procedimentos.

 

As informações são da Agência Brasil.

 

A lista de espera para transplantes de órgãos e córnea aumentou. Em 2020, 32.900 pessoas estavam no aguardo de um procedimento para receber um órgão externo. Em 2021, o número subiu para 34.380 pessoas.

 

Na comparação mundial, em números absolutos o Brasil é o segundo maior em número de operações de transplante. O país só fica atrás dos Estados Unidos. Aqui, o Sistema Único de Saúde (SUS) é responsável por 88% dos transplantes realizados.

 

Um dos obstáculos para o incremento de transplantes é a recusa das famílias. O índice de rejeição da doação de órgãos por familiares está em 38,4%. Entre os motivos dessa postura, o Ministério da Saúde aponta a falta de conhecimento sobre a importância dessa prática.

 

O ministério orienta as pessoas a conversarem com suas famílias para comunicarem caso desejem doar órgãos. Ainda em vida, é possível doar somente rins, fígados e medula óssea. Outros órgãos e tecidos (córnea, pele, ossos) somente após a morte do doador.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mês das Mulheres terá programação especial em Sorocaba a partir deste domingo

GCM de Sorocaba adota esquema especial de segurança durante as eleições

Fuga de bandido da Polícia Rodoviária termina com troca de tiros na Raposo

Após ser internado com Covid-19, Edir Macedo faz tratamento com cloroquina e recebe alta

Força Tática frustra bandidos durante tentativa de furto a casa no Barcelona

Covid-19: SP tem dois casos identificados da variante Ômicron XQ