25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Transgêneros vão à Comissão de Ética contra vereador pastor Luís Santos

Postado em: 25/06/2019

Compartilhe esta notícia:

A Associação Transgêneros de Sorocaba, a Comissão da Diversidade e a Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil repudiaram a explanação do vereador pastor Luís Santos (Pros), na Tribuna da Câmara Municipal, no último dia 13, quando afirmara “que a Ufscar e o Sesc defendem essa maldita ideologia, que subverte tudo aquilo que é racional… A mãe veio aqui, veio aqui, e não vou dizer o nome porque vocês conhecem, ela veio aqui e disse: pastor, está havendo um problema sério lá no Sesc. Fica um vagabundo lá no balcão, vê a mulher entrar em um banheiro feminino, ele entra, e diz que ele se sente mulher, então ele vai lá (sic)”.

Luís Santos referiu-se a uma estudante transgênero de pedagogia da Ufscar que faz estágio remunerado no Sesc. Segundo o vereador, mães de pessoas que frequentam as atividades na instituição foram reclamar a ele que ela [a estagiária transgênero] utiliza o banheiro feminino, o que, para ele, “é muita falta de vergonha de uma pessoa dessa, e nós não podemos aceitar isso (sic)”.

A presidente da associação, Sarah Pedro Correa, protocolou, nesta terça-feira (25), uma representação na Comissão de Ética e Decoro Parlamentar contra o pastor, acusando-o de se utilizar de “uma expressão transfóbica caracterizada mais como uma conduta do que propriamente um discurso, não sendo cabíveis, portanto, argumentos pautados na liberdade de expressão do exercício parlamentar, visto que seu o discurso de ódio intencionou se em insultar, intimidar e assediar uma mulher trans, exclusivamente em virtude de sua pratica social, e pode ser definido como um ataque verbal enquadrado na tipificação penal de insulto do artigo 139 do Código Penal”.

Sarah pede ao presidente da Comissão, Anselmo Neto (PSDB), que se verifique uma possível quebra de decoro na fala do pastor, o que poderia ensejar uma punição, que vai desde uma advertência verbal até mesmo à cassação do mandato parlamentar.

Já a OAB, por meio de nota, diz que “discursos como esse legitimam ataques à integridade física e mental dessa parcela da população, já tão negligenciada pelo Estado, mantendo o Brasil na liderança do ranking de países que mais matam pessoas trans no mundo”.

Para a Ordem, na condição de representante do povo na Câmara Municipal, o vereador “não pode desrespeitar, publicamente, uma trabalhadora em razão de sua identidade de gênero, provocando constrangimento em seu local de trabalho. Além disso, observa-se em sua fala uma tentativa de criminalizar a existência e o convívio com pessoas transgêneros/transexuais/travestis como se, algo corriqueiro, como ir ao banheiro, fosse um ato de violência por si só”.

“Cristofobia”

Na sessão desta terça-feira (25), Luís Santos foi alvo de nova polêmica, ao ler um texto referente a um teste aplicado em sala de aula da Escola Estadual “Dr. Arthur Cyrillo Freire”, em que se pede para o aluno apontar, diante de uma imagem, se um teste de DNA determinar que um bebê nascerá gay, os cristãos seriam contra ou a favor do aborto?

“O que isso tem a ver com uma prova de sociologia”, questiona o pastor.

Irritada com tal leitura, a colega Iara Bernardi (PT) subiu à Tribuna da Câmara para ver o documento, e ouviu do vereador que ela “é a favor do aborto, dessa loucura de jogar as pessoas contra os cristãos, isso é cristofobia (sic)”.

Iara rebateu, com o dedo em riste: “melhor você moderar a sua fala, pois você está falando de mim aqui, tá?”, tirando dele o microfone.

“Não existe democracia”, disparou o pastor.

Assista ao vídeo:

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sorocaba realiza ‘Dia D’ de vacinação contra a febre amarela neste sábado

Romu prende traficante com mochila cheia de drogas no Paineiras

2ª megacarreta inicia atendimentos de síndrome gripal nesta terça-feira (8) na região central

Professor de artes marciais acusado de estuprar alunos na região é preso na capital do Maranhão

Dia dos Namorados atrai consumidores em busca de presentes - veja a coluna de Vanderlei Testa

Quatro homens são presos por suspeita de clonar cartões em Sorocaba