23 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Totalmente revitalizados, cemitérios municipais atraem cerca de 40 mil pessoas no Dia de Finados

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 03/11/2021

Compartilhe esta notícia:

Os quatro Cemitérios Municipais de Sorocaba receberam cerca de 40 mil visitantes nesta terça-feira (2), Dia de Finados. As reformas nos espaços públicos e a programação especial oferecida pela Prefeitura agradaram o público. 

 

Completamente revitalizados pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), os Cemitérios da Saudade (Vila Carvalho), da Consolação (Vila Haro), da Aparecida (Aparecidinha) e Santo Antônio (Wanel Ville) funcionaram em horário normal no feriado do Dia de Finados (2), das 8h às 17h, e proporcionaram uma programação especial nesta data, para melhor acolher a todos que foram prestar condolências e homenagens a seus entes queridos já falecidos. 

 

“As obras de reforma, manutenção e limpeza realizadas pelo Poder Público nos cemitérios municipais foram concluídas no 30 de outubro, o que garantiu que estivessem preparados, inclusive,  para receber as cerca de 10 mil pessoas que resolveram antecipar a visita, entre sexta-feira (30) e segunda-feira (1), como forma de evitar a grande procura que normalmente ocorre no feriado de Finados”, ressaltou o secretário da Serpo,  Darwin José de Almeida Rosa.

 

Dona Aparecida, 61 anos, e Senhor Jocelino Lourenço, 65 anos, residem na região do Éden e foram um dos primeiros visitantes a entrar no Cemitério da Aparecida, em Aparecidinha, logo que os portões abriram. O casal ficou surpreso com a reforma, em especial no velário, e a limpeza geral. “A gente vem todo ano ao cemitério e aproveita para assistir à missa no Santuário. Notamos a diferença, inclusive, na portaria, que tem nova placa”, mencionou Dona Aparecida.

 

Cada cemitério teve, inclusive, a fachada revitalizada, com a instalação de placas denominativas. Os trabalhos da Serpo, em cada um desses locais, contemplaram adequações civis e elétricas, reforma de muros, das vias, manutenção nas calçadas, roçagem, retirada e manutenção em concertinas, fechamento de jazigos e limpeza geral, além de pintura, incluindo as capelas, áreas administrativas, portões, grades, guias e placas de identificação das quadras.

 

Durante todo o Dia de Finados, equipes da Seção de Administração de Cemitérios, da Serpo, orientaram os visitantes quanto ao uso obrigatório de máscara de proteção facial e recomendaram a utilização de álcool em gel, bem como o distanciamento social. “Está tudo muito bem organizado. Devido à pandemia, fazia tempo que eu não vinha ao cemitério e notei como está tudo reformado. Até meu neto, aqui, comentou comigo sobre essa mudança positiva. Tudo muito bonito”, comentou Dona Celina Rodrigues, de 60 anos, ao sair do Cemitério da Saudade. Ela é moradora da Vila Olímpia e estava acompanhada do neto, José Luiz, de 12 anos.

 

Em cada um dos cemitérios, violinistas recepcionavam os visitantes, enquanto equipes da Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) fizeram a distribuição de mudas de árvores para plantio, em simbologia à esperança e continuidade da vida. “Notamos tudo isso e ficamos impressionados, além de o local estar muito bem cuidado. Tudo 100%, bem diferente de alguns anos atrás”, disse Dona Sueli Calado, 54 anos, ao lado da colega, Juliana Ramos, 35 anos, durante visita ao Cemitério Santo Antônio.

 

Também, em frente à entrada principal de cada cemitério, colaboradores da Ossel distribuíam álcool em gel e fitas simbólicas, na qual cada pessoa pôde escrever mensagens para homenagear seus entes queridos. A fita era devolvida à equipe para compor uma grande obra, que será exposta na sede da empresa. “São 9h40 e já entregamos 750 fitas aqui, no Cemitério da Consolação. O movimento está intenso, mas tudo transcorre de maneira perfeita”, disse Dulcilene Ferraz, da Ossel. Já, a ação da Ofebas consistiu na entrega de plantas ornamentais aos munícipes, igualmente simbólicas à continuidade e renovação da vida.

 

Ainda no Cemitério da Consolação, pela manhã, o Arcebispo Metropolitano de Sorocaba, Dom Júlio Endi Akamine, acompanhou a celebração de uma das missas, seguindo depois para outros cemitérios. “É um momento de homenagearmos aqueles que nos antecederam, inclusive, de lembrarmos todos os que foram vítimas da pandemia da Covid. É sinal de respeito e um dia propício para fazermos uma reflexão sobre nossas condutas e passagem aqui, na Terra”, disse.

 

A segurança nos acessos e no entorno de cada cemitério foi feita por equipes da Guarda Civil Municipal (GCM), enquanto agentes de trânsito da Urbes controlavam o fluxo de veículos. “Tudo foi muito tranquilo e conforme o planejado, sem imprevistos. A soma de esforços das equipes que atuaram neste dia especial foi fundamental para o resultado positivo da ação”, complementou o secretário da Serpo.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Tremor em Sorocaba e região assusta moradores; Defesa Civil explica o que aconteceu

Manga questiona a Prefeitura se existe “indústria de multa” em Sorocaba

PF faz operação contra empresários bolsonaristas que defenderam golpe em mensagens privadas

Lira promete votação de arcabouço fiscal na próxima semana

Orquestra Jonicler Real convida banda Skull Age em show de rock sinfônico

Sorocaba tem pior semana de Isolamento Social antes de reabertura; índice nesta sexta foi de 42%