18 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Toniquinho Fonseca, 107 anos de vida e amor ao esporte - veja a coluna de Vanderlei Testa

Foto de álbum de família
Postado em: 22/10/2021

Compartilhe esta notícia:

É impossível algum atleta amador ou profissional de Sorocaba não conhecer o Antonio Antunes Fonseca. O Toniquinho Fonseca. Ele continua nas minhas lembranças em vê-lo treinando e correndo na cidade.  Uma foto do bolo dos 107 anos postado pela sua filha, mexeu com as emoções de todos os praticantes de esportes. Comemorando 107 anos de idade, o cidadão sorocabano, Toniquinho Fonseca, bicampeão mundial de marcha atlética na categoria em que participou, cumpre mais um ano em 2021 com alegria. Ele nasceu em 18 de outubro de 1914. Naquele começo de século tão distante, em tecnologia e recursos na área da medicina, o bebê Antonio veio a este mundo para cumprir uma missão das mais nobres. Ser um exemplo de trabalhador, pai e atleta, entre tantas virtudes que o tornam um modelo de ser humano.

 

Nas imagens da sua história, vemos a sua expressão iluminada pela vida em família e no esporte conduzindo a Tocha Olímpica. Uma bênção de vida que toca qualquer pessoa. Amigos de longa data como Antonio Tabajara e Pedro Souza, Secretário Municipal de Esportes em Sorocaba, compartilhou a mensagem: “o amigo Toniquinho, uma lenda do atletismo sorocabano que ganhou várias medalhas em competições internacionais dos 70 aos 100 anos de idade. Ele está comemorando os seus 107 anos e fez questão de  homenagear e dedicar a Corrida Pink do Bem da Liga Sorocabana de Combate ao Câncer, onde a filha Regina Fonseca e a neta são voluntárias e colaboradoras.

 

Entre os feitos do currículo do Toniquinho, consta a sua participação em arremesso de martelo, dardo, provas de revezamento e recordista sul-americano nos 800 metros rasos na categoria veteranos, acima de 65 anos.

 

Na passagem da Tocha Olímpica por Sorocaba Toniquinho Fonseca foi um dos escolhidos para levá-la entre os condutores selecionados. Na época, ele dizia à imprensa: ”o que esta acontecendo na minha vida é uma benção divina”. Já se passaram seis anos desse feito em 2015 e o Toniquinho continua feliz, relata o diretor da Associação de Atletismo-AASP, Marcondes Amorin que o acompanhou em várias competições.

 

Toniquinho lembra que sua paixão pelo esporte começou com o seu pai. O pai incentivava o esporte na família como meio de preservar a saúde. Com essa bonita inspiração paterna, ele passou os anos de sua vida cuidando do corpo. Aos 65 anos de idade, em 1979, Toniquinho entrou nas corridas de São Silvestre. Hoje ainda se recorda que aos 90 anos estava na pista da avenida Paulista no último dia do ano para cumprir mais uma prova internacional.

 

Antonio Fonseca foi um comerciante em Sorocaba que se destacou no esporte. Conquistou mais de 500 troféus e medalhas.  Viajou para muitos países em competições, como Estados Unidos, Japão, Canadá, Peru, Austrália e muitos outros.

 

Homenagear o Toniquinho Fonseca é elevar graças pelo maravilhoso testemunho e dom da vida que ele proporciona aos seres humanos. Foi lá em Araçoiaba da Serra que nasceu o garoto prodígio Toniquinho.  Sua vida até os 22 anos de idade seguiu com entusiasmo e muito trabalho rural na infância e adolescência para ajudar no sustento da família. Têm nas páginas da sua história de trabalho, atividades como motorista de caminhão, comerciante, feirante e corretor de imóveis. Estudou e se formou. Prestou concurso e conquistou a vaga de Delegado de Polícia.

 

Casou com Maria Marques Fonseca aos 30 anos e tiveram cinco filhos. Ganharam netos e bisnetos. Toniquinho deu entrevista a um grande jornal de São Paulo, em 2008, quando tinha 94 anos de idade. Ele colocou o coração nos seus relatos: -- “ na minha infância e juventude comecei a treinar futebol com o meu pai em raia de corrida de cavalos. Eu queria jogar futebol profissional, mas ele não deixava. Meu pai achava que esse esporte não tinha futuro. De tanto pedir a ele, consegui que comprasse uma bola e fizesse um campinho. Com o treinamento recebido acabei ficando bom para correr. Lá em Araçoiaba quando havia corridas, ganhava a prova do aniversário da cidade e outras. Lembro, que quando viemos morar em Sorocaba, ia acontecer uma prova de pedestrianismo do centro da cidade até Votorantim. Fiz a inscrição. Tinha na época 22 anos de idade. Os 10 quilômetros da prova e o desafio me fizeram chegar ao pódio de segundo lugar.

 

Os pais do Toniquinho morreram quando ele ainda tinha muito para aprender com a sabedoria deles. O Pai se foi com 51 anos de idade e a mãe, anos antes por enfermidade no pulmão. Toniquinho tinha mais três irmãos e cuidava de todos. Depois dessas perdas de família, ficou só uma irmã, Maria Maelo Fonseca, contava Toniquinho no seu depoimento. Também nas suas lembranças de vida, uma máquina de beneficiar arroz ficou para sempre na memória. Ele beneficiava arroz para ajudar os pobres oferecendo esse alimento de graça. Sempre gostou de fazer benemerência. Apesar de não fazer nada por interesse político, o povo de Araçoiaba da Serra o elegeu duas vezes vereador e, foi até presidente da Câmara Municipal. Toniquinho faz questão de frisar que não recebia nada de salário para ser vereador. Queria trabalhar pelo povo mais necessitado. Nessa fase de sua vida para sustentar a família foi trabalhar na roça, plantando feijão, algodão, milho. Era no arado e mãos calejadas que conseguia realizar a sua colheita financeira.

 

Uma de suas frases inesquecíveis é: “Minha vida é um milagre”. Parabéns Toniquinho Fonseca pelos 107 anos de idade!

 

 

Vanderlei Testa jornalista e publicitário escreve aos sábados no Jornal Ipanema e  no  www.blogvanderleitesta.com /www.facebook.com/artigosdovanderleitesta

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Pouca chuva e alto consumo podem deixar mais de 30 bairros de Sorocaba desabastecidos de água

Carreta da Mamografia atende gratuitamente na praça Coronel Fernando Prestes

Bolsonaro diz que Lula na Presidência é "recondução do criminoso à cena do crime"

Congresso adia eleições municipais de outubro para novembro

Comércio e atividades religiosas: veja o que é retomado na 1ª etapa da fase de transição

Detentos ‘famosos’ de Tremembé saem da prisão para depor sobre entrevistas em livro