26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

"Terceira onda será a pior": Sorocaba registra 2 mil mortos de covid, hospitais lotados e pacientes em fila

Foto: reprodução
Postado em: 08/06/2021

Compartilhe esta notícia:

Sorocaba ultrapassou nesta última segunda- feira (8) a marca acumulada de 2 mil mortos de covid-19. No total, o município acumula 2.005 óbitos em um momento também que os hospitais registram leitos lotados tanto na área pública quanto particular e fila de pacientes aguardando vagas UTI e para enfermaria. 


Conforme o gestor da Irmandade da Santa Casa Misericórdia de Sorocaba, padre Flávio Miguel Júnior, durante o Jornal da Manhã, da Jovem Pan Sorocaba, nesta manhã de terça-feira (8), cerca de 70 pacientes aguardavam encaminhamento para hospitais, sendo destes 35 para UTI. 


"A curva está subindo e vai continuar a subir", disse o gestor da Santa Casa. "A gente tinha 20 pessoas esperando por leitos UTI no último sábado. Na semana passada era média de 15. Há duas semanas eram 4 ou 5 esperando", afirmou. 

 

"A terceira onda, se confirmada, vai ser a pior. Quando começamos a ter a segunda onda de casos em fevereiro, os hospitais não estavam lotados. Em janeiro havíamos atingido 55%, 60% de lotação. Com essa terceira, já vamos começar com leitos lotados. Por isso, essa terceira onda será muito pior que a segunda", alertou o padre gestor da Santa Casa. 


Somente nesta segunda, Sorocaba registrou 15 novas mortes pela doença. Parte das vítimas era cardiopata, diabética ou obesa. A mais jovem tinha 28 anos e a mais velha 88 anos de idade.

O número de casos confirmados com a doença é 63.680 na cidade. O de recuperados é 60.565.

 

Taxa de ocupação dos leitos Covid


No censo diário de leitos da Covid-19 desta segunda-feira (7), no Hospital Estadual Adib Jatene, cinco leitos clínicos Covid estão ocupados, sendo oito pactuados. Já os 30 leitos de UTI Covid (Unidade de Terapia Intensiva) encontram-se 100% ocupados. Outro hospital de esfera estadual, o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), possui 16 leitos clínicos Covid e 10 estão ocupados. O único leito de UTI infantil Covid encontra-se sem paciente. Dos 30 leitos de UTI Covid disponibilizados neste hospital, 24 estão ocupados. O AME possui dois leitos clínicos covid e dois estão ocupados. Dos oito leitos de UTI Covid deste local, oito possuem pacientes.


Dos hospitais contratualizados pela Prefeitura de Sorocaba para oferecer leitos Covid, a Santa Casa está com 95,23% de ocupação nos leitos clínicos Covid. Ou seja, dos 21 existentes, 20 possuem pacientes. A ocupação de UTI Covid da Santa Casa é de 100%, o que representa 55 leitos ocupados dos 55 contratados. O Hospital Santa Lucinda possui um total de 18 leitos clínicos Covid e 17 estão ocupados. O mesmo hospital também possui dois leitos de UTI Covid e um está ocupado. Dos seis leitos clínicos Covid do GPACI, nenhum está ocupado. O Hospital Amhemed possui 10 leitos clínicos Covid e sete estão ocupados. Já, dos três leitos de UTI Covid deste mesmo hospital, três encontram-se ocupados.


O Centro de Estabilização Covid São Guilherme está com 40 leitos de enfermaria Covid ocupados do total de 40. Dos 20 leitos Covid de Suporte Ventilatório Avançado, 20 estão ocupados. O Centro de Estabilização Zona Oeste possui nove leitos de enfermaria ocupados do total de nove pactuados. Dos cinco leitos Covid de Suporte Ventilatório Avançado, cinco encontram-se ocupados. Já o Centro de Estabilização Zona Norte está com 16 leitos de enfermaria Covid ocupados do total de 16. Dos quatro leitos Covid de Suporte Ventilatório Avançado, quatro estão ocupados. O Centro de Estabilização Covid Éden está com 16 leitos clínicos ocupados do total de 16. Dos quatro leitos de Suporte Ventilatório Avançado, quatro estão ocupados.


Na rede particular, o Hospital Unimed encontra-se com 100% de ocupação dos leitos adultos clínicos Covid (72 leitos ocupados dos 72 pactuados) e 100% dos de UTI (52 leitos ocupados dos 52 existentes). O único leito infantil de UTI Covid deste hospital encontra-se ocupado. O Samaritano possui 28 leitos clínicos Covid ocupados do total de 28 existentes. Já, a UTI Covid está com 36 leitos ocupados dos 36 disponibilizados. Dos dois leitos de UTI Covid para crianças, nenhum está ocupado. O Hospital Evangélico está com 100% de ocupação de sua UTI Covid (18 ocupados dos 18 pactuados) e 100% dos leitos clínicos (28 leitos ocupados dos 28 pactuados). O Hospital Amhemed possui três leitos clínicos Covid ocupados, sendo 13 pactuados. Já a UTI do mesmo hospital possui três leitos ocupados do total de sete. 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Renda Cidadã ficará abaixo do teto de gastos e deve ser apresentada nesta quarta, diz relator

Mulheres têm rendimento 21% inferior ao dos homens, mostra pesquisa

Assassino de Tainá é condenado a mais de 30 anos de prisão pelo júri popular

Controladoria-Geral da União conclui que certificado de vacinação de Bolsonaro é falso

Anvisa aceita prorrogar validade de testes para Covid-19 que iriam vencer neste mês, diz diretora

Procon-SP registra mais de 17 mil atendimentos sobre problemas durante pandemia