20 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Tempo da peneira - Veja artigo semanal de Vanderlei Testa

Postado em: 26/10/2019

Compartilhe esta notícia:

Por Vanderlei Testa

 

Ouvindo esta semana o padre Antonio Carlos Fernandes, conhecido como “Toninho”, da paróquia NS Mãe dos Homens de Porto Feliz, ele falou do tempo da peneira. Citou como exemplo uma colheita de feijão, com o uso da peneira para separar as impurezas. Pensando na peneira relembrei de muitos exemplos que vivenciei na minha vida. A peneira do pedreiro em casa nas reformas que fizemos.

 

Também a peneira nestes tempos atuais, olhando nas imagens da televisão o povo usando a peneira nas praias do nordeste separando o óleo da areia. E a peneira do voluntariado social, onde ficaremos? A parte boa ou as impurezas? E na prática da justiça?  Em nove de novembro acontece em grande parte das cidades do Brasil o Dia Nacional da Coleta de Alimentos.

 

Em Sorocaba este evento coordenado pelo José Antonio Colombo conta com a participação de cerca de 300 voluntários. Diz a frase de 2019 que: “Em um mundo de incertezas o que faz ainda a vida valer a pena?”. Creio que dá para colocar a peneira nessa história da coleta de alimentos. Nas atuais circunstâncias econômicas mundiais, com o povo passando fome na Venezuela usando restos de alimentos para sobreviver, pela total ganância das autoridades em não abrir mão do poder humano, da ganância do poder, só a misericórdia divina para nos encher de esperança. No Brasil há milhares de supermercados espalhados por todas as cidades.

 

 

As prateleiras cheias de produtos garantem à população o livre direito de compra nos sete dias da semana. As opções infinitas de itens para a escolha dos consumidores possibilitam uma mesa farta ou em milhões de casas à falta de alimentos básicos que depende, infelizmente de campanhas como essa. . Ainda vivemos em um mundo difícil de entender as diferenças sociais. Todos somos seres humanos, filhos do mesmo Pai que distribuiu seus dons igualmente aos habitantes deste planeta Terra. Então a peneira no final dos tempos existirá?

 

Haverá, como diz a palavra divina “choro e ranger de dentes”, “a separação dos cabritos”, entre outros exemplos citados por Jesus nos evangelhos. (A citação da separação das Ovelhas e dos Bodes (ou do Grande Julgamento) pode ser encontrada no Evangelho de Mateus, capítulo 25 e versículos 31 a 46. Os pequenos gestos, pequenas atitudes, como citei  exemplos no artigo da semana passada da Santa Dulce dos Pobres em acolher os mais necessitados, certamente passarão pela peneira para ficar somente acima do aramado àqueles que proibiam a irmã Dulce de praticar suas obras sociais.

Neste Dia Nacional da Coleta de Alimentos alguns milhares de pessoas em todo o Brasil estarão atuando como voluntários em 300 supermercados. Um serviço de horas disponíveis de cada pessoa em prol da coleta. Serão 61 cidades, incluindo Sorocaba em seis locais de arrecadação de alimentos. José Antonio Colombo informou-me que está será a 14º edição, iniciada em 2006. Já foram arrecadados 1.545 toneladas de alimentos, com a participação de 6.470 voluntários, somados os participantes dos 13 anos anteriores.

 

 

O funcionamento de trabalho dos voluntários é simples e muito bem organizado. Durante todo o dia os voluntários devidamente identificados com colete da campanha ficam na entrada do supermercado parceiro da campanha e convidam os clientes a doarem alimentos não perecíveis. No encerramento do dia, as doações são recolhidas pelos Bancos de Alimentos previamente contatados, que distribuem as entidades cadastradas em cada cidade. Dom Julio Endi Akamine apoia este Dia Nacional da Coleta de Alimentos nas paróquias da arquidiocese, com chamadas de voluntários entre os paroquianos que todos os anos comparecem em grande número. 

 

Em Sorocaba as informações sobre a coleta e como ser voluntário podem ser obtidas pelo e-mail: sorocabacoletadealimentos@gmail.com  ou pelo telefone 15 3221 7083. Também com Jose Antonio Colombo (15) 99778-8503 – jacolombo@uol.com.br.  Um detalhe importante, diz Colombo, que em Sorocaba a campanha é promovida pela Campanha das Obras (CdO, organização não governamental que iniciou no Brasil a coleta há 14 anos.

 

O Conselho de leigos da Arquidiocese de Sorocaba apoia essa iniciativa. Acompanhe ao vivo alguns dos momentos da coleta na página www.facebook.com/conselhodeleigossorocaba

 

Vanderlei Testa é jornalista e publicitário.

 

Escreve aos sábados no www.facebook.com/artigosdovanderleitesta e no www.jornalipanema.com.br/opiniões

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Lewandowski toma posse como ministro do TSE

Segundo turno da eleição municipal terá operação especial de trânsito e transporte

Votorantim inicia cadastro para pessoas de 43 e 44 anos receberem vacina contra Covid-19

Votorantim confirma mais dois óbitos por Covid-19

“The Rain” não traz nada de novo, mas consegue estimular maratona

Prefeitura realiza ‘Operação Narguilé’ em 20 estabelecimentos