Por José Simões
Que tal levar a família ao teatro? Em cartaz no próximo domingo no teatro SESC Sorocaba um espetáculo para crianças, adolescentes e adultos. Vamos?
É preciso que os adultos apresentem o teatro as crianças e aos adolescentes. A ida ao teatro é um aprendizado que se cultiva. Mostre que o teatro não é cinema e nem televisão. É ao vivo e sem interrupções. Por isso a necessidade do silêncio e sem o uso do celular. Aproveite e lhes mostre a casa do teatro – como se organizam as fileiras e numeração das cadeiras (lado par e lado ímpar e por letras), o palco (geralmente de madeira), a cortina (que pode estar aberta ou fechada para o começo de um espetáculo), as coxias (espaços que ficam atrás das cortinas antes dos atores entrarem em cena), as pernas (tecidos verticais que impedem que se veja as coxias), as varas de iluminação (onde se prendem os refletores no alto do teatro), os três sinais antes de começar o espetáculo, e permita que eles se envolvam com esta forma de arte.
Princesa Falalinda, Sem Papas na Língua conta a história de uma princesa que recebeu a maldição de uma bruxa quando nasceu, a maldição de não ter papas na língua. Na infância, Falalinda era vista como uma menina curiosa, inteligente e divertida. Porém, à medida em que cresce, Falalinda não é tão bem-vinda com a sua honestidade e começa a ter problemas com o Rei.
Este espetáculo foi produzido pelo Trem Companhia de Teatro, com sede em Belo Horizonte e São Paulo. A companhia tem como proposta o diálogo tanto com o público infantil quanto adulto.
Informações
Duração: 55 minutos
Classificação: Livre. Recomendado para crianças a partir de 6 anos
Data: 15 de março
Horário: 16h
Teatro SESC – Sorocaba. R. Barão de Piratininga, 555 - Jardim Faculdade, Sorocaba
Inteira: 20 reais (10 reais meia e 6 reais para associados)
https://www.sescsp.org.br/programacao/221010_PRINCESA+FALALINDA+SEM+PAPAS+NA+LINGUA
Texto
Livia Gaudencio
Direção
Cynthia Falabella
Elenco
Bia Brumatti, Daniel Faria, Érica Montanheiro, Fafá Rennó, Giovanna Leão, José Sampaio e Livia Gaudencio
Direção de movimento e assistente de direção
Ana Paula Lopez
Trilha Sonora Original
Chuck Hipolitho, Thiago Guerra
Cenários e Figurinos
Kléber Montanheiro
Visagismo
Lira Ribas
Iluminação
Laura Salerno
Ilustração
Alexandre Brandão
Produção Executiva
Mariana Câmara
Direção de Produção
Marcelo Carrusca
Produção São Paulo
Tríplice Cultural
Realização
O Trem Companhia de Teatro
Fotografia/divulgação: Gerson Rubim
José Simões é professor e crítico teatral