24 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Taxa de transmissão da Covid-19 no Brasil é a maior desde maio, diz Imperial College

Arquivo
Postado em: 24/11/2020

Compartilhe esta notícia:

Jovem Pan News

A taxa de transmissão (Rt) da Covid-19 no Brasil chegou a 1,30 nesta semana, a maior desde maio, segundo dados do Imperial College de Londres, no Reino Unido. Isso significa que cada 100 pessoas contaminadas transmitem o vírus para outras 130. De acordo com a margem de erro, a taxa pode ser de 0,86 até 1,45, o que significaria que, a cada 100 pessoas com o vírus, infectariam outras 86 ou 145, respectivamente. A pesquisa foi divulgada nesta terça-feira, 24, e se refere a semana que começou nesta segunda. “A notificação de mortes e casos no Brasil está mudando e os resultados devem ser interpretados com cautela”, afirmou o instituto. Na semana de 17 de maio, a taxa de transmissão estava em 1,30, mas podia chegar a 1,47 pela margem de erro.

Conforme o relatório do Imperial College, a previsão de mortes pelo novo coronavírus no Brasil nesta semana é de 5.450. Na anterior, este número foi de 3.876. Entre os países que tem taxa de transmissão maior do que a do Brasil estão, por exemplo, a Sérvia (1,77), Lituânia (2,07), Áustria (1,73), Grécia (1,72), Afeganistão (1,71), Polônia (1,63), Porto Rico (2,13), Japão (1,78), África do Sul (1,64) e Irlanda (2,29). O Reino Unido e a Itália, que tem registrado uma segunda onda da Covid-19, têm taxas de 1.27 e 1.11, respectivamente.

Segunda onda no Brasil

Uma nota técnica assinada por pesquisadores brasileiros de seis universidades públicas e divulgada nesta segunda aponta que o Brasil está vivendo o início de uma segunda onda da Covid-19. O grupo também elencou recomendações para diminuir o impacto do crescimento dos casos e mortes pela doença no país. Os pesquisadores apontam pelo menos três pontos importantes para o crescimento dos casos de coronavírus, sendo o primeiro a falta de “testagem sistemática com rastreamento de casos”; o segundo a falta de uma “política centralizadas e coordenadas” e o terceiro, o afrouxamento do isolamento social. Para os cientistas, também há “ausência de campanhas de esclarecimento e uma  falsa sensação de segurança disseminada na população”. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde nesta segunda, o Brasil tem um total de 6.087.608 brasileiros infectados pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2) desde o início da pandemia, além de 169.485 vítimas fatais. Os números fazem com que o Brasil seja o terceiro país com mais casos, atrás dos EUA e da Índia, e o segundo em número de óbitos, com total inferior apenas ao dos Estados Unidos, que acumula 257 mil mortes desde o começo da pandemia.

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

PF combate quadrilha que usava funcionários de aeroporto para tráfico internacional de drogas

Parecer da OAB mostra que garantidoras cobram juros abusivos no Carandá e Altos do Ipanema

Justiça italiana condena Robinho em 2ª instância por estupro coletivo

Quase 60% dos consumidores têm adiado compras de bens ou serviços

Escolas particulares enfrentam desafio para continuar ensino remoto com poucos alunos

Maioria do STF vota por receber mais 70 denúncias por atos golpistas