Uma barragem dentro de uma propriedade particular se rompeu no bairro Miguel Russo, em Piedade, durante a madrugada desta quinta-feira (9) e causou inundações com lama em casas e estabelecimentos. Aproximadamente 60 famílias atingidas tiveram prejuízo.
A princípio, a informação divulgada é de que tanques teriam rompido, mas a Defesa Civil do município alegou que o rompimento ocorreu em uma barragem.
Conforme as primeiras informações obtidas pelo Ipa Online, várias casas e estabelecimentos comerciais foram invadidos pela lama, causando danos materiais aos munícipes. Não há registro de pessoas feridas.
Revoltados, moradores da cidade atearam fogo em pneus e fecharam os dois lados da rodovia SP-79, nesta manhã de quinta, trecho que abrange o bairro Miguel Russo, em manifestação para pedir melhorias para a região. A Polícia Militar acompanhou o protesto, que foi encerrado por volta das 10h30.
Moradores do bairro se concentravam, nesta manhã de quinta, em uma mobilização para a arrecadar doações por causa dos estragos registrados.
O bairro Ribeirão Grande, também localizado em Piedade, registrou pontos de alagamento.
Já em Salto, a prefeitura informou que foi registrada uma avaria na canalização de um córrego localizado na rua Roque Lazzazzera, no Jardim Cecap, e alguns pontos de alagamento. Às 10h30, o nível do Tietê estava com vazão de 450m3 por segundo.
Os moradores de áreas próximas aos rios foram orientados quanto às precauções e a Defesa Civil está monitorando e acompanhando a movimentação do Rio Tietê e Rio Jundiaí, assim como a chegada do volume de água vindo da capital.