18 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Suspeito de divulgar foto de urna nas redes sociais em Sorocaba é ouvido pela PF

Postado em: 24/10/2018

Compartilhe esta notícia:

Um homem foi detido pela Polícia Federal, em Sorocaba, na manhã desta quarta-feira (24), suspeito de divulgar uma foto de seu voto na urna eletrônica nas redes sociais. Após ser ouvido na sede da PF ele foi liberado.

O cumprimento do mandado de busca faz parte da operação Olhos de Lince, que ocorre em quatro estados, e busca combater crimes nas eleições deste ano.

O bairro que o rapaz foi detido em Sorocaba não foi divulgado. De acordo com a PF, o homem confessou ter publicado seu voto na urna no Instagram. O homem deve responder pelo artigo 312 do código eleitoral por violar ou tentar violar o sigilo de voto e, se condenado, pode ser detido por dois anos.

O restante dos mandados foca nas cidades de São Paulo, Uberlândia (MG) e Caxias do Sul (RS). Estão sendo lavrados também cinco Termos Circunstanciados de Ocorrência, com a intimação dos investigados, nos municípios de Juiz de Fora/MG, Varginha/MG, Recife/PE e Caxias do Sul/RS.

Na ação desta quarta, são apurados pela PF, conforme o caso, os crimes de violação do sigilo do voto e de incitação ao crime de homicídio, respondendo, os investigados, na medida de suas participações.

As ações fazem parte dos atividades realizadas pelo Centro Integrado de Comando e Controle Eleitoral – CICCE/2018 e são resultado do trabalho desenvolvido pela Polícia Federal no acompanhamento das redes sociais com o objetivo de identificar e evitar possíveis crimes eleitorais e ameaças aos candidatos que concorrem ao pleito.

Para a identificação dos investigados foram utilizadas técnicas de reconhecimento facial, que por meio de critérios científicos permitem a realização de análises e comparações das características faciais tais como como cicatrizes, manchas e proporções, possibilitando a identificação de forma técnica e precisa dos suspeitos.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Governo oficializa saída de Chico Rodrigues da vice-liderança

Brasil é o país que mais pesquisa a palavra homofobia na internet

Trump pagou US$ 750 em impostos federais em 2016, segundo The New York Times

Comitiva brasileira vai à Rússia por caso Robson: ‘Questão humanitária’, diz senador

Tumulto em festival religioso faz 44 mortos no norte de Israel

PF realiza operação contra fraudes no valor de R$ 14 milhões em gestão de creches na capital paulista