28 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Supermercados e postos de combustíveis: entenda as novas medidas restritivas em Sorocaba

Foto: Mathilde Missioneiro/Folhapress
Postado em: 25/03/2021

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba anunciou medidas restritivas para escolas particulares, supermercados e postos de combustíveis, como o objetivo de intensificar, ainda mais, as ações de combate à Covid-19, após a confirmação da identificação da variante de Manaus do vírus na cidade.

As novas medidas estão regulamentadas em dois decretos municipais, assinados pelo prefeito Rodrigo Manga e publicados na edição desta quarta-feira (24) do jornal oficial do município. Acesse aqui.

 

Entenda as novas regras

 

- Postos de combustíveis

df-mca-abr2605182957

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

1. Os postos de combustíveis, a partir desta sexta-feira (26), poderão funcionar de segunda-feira a sábado, no horário das 6h às 20h.

2. Aos domingos, não deverá haver atividades nos postos. 


3. Toda a estrutura de serviços localizadas nos postos de combustíveis deverão seguir as mesmas regras.


4. As medidas restritivas valem até o dia 4 de abril.

- Supermercados e hipermercados

16435229-high

Foto: Rubens Cavallari/Folhapress

1. Os supermercados e hipermercados deverão funcionar todos os dias, em horário diferenciado, das 7h às 22h,  entre 26 de março e 4 de abril.

2. Nos três primeiros dias da nova medida, ou seja, em 26, 27 e 28 de março, a recomendação é que seja limitada a circulação de pessoas nesses locais a um membro por família. A contar do dia 29 de março, o cumprimento dessa medida passa a ser obrigatório.

3. O grupo de empresários do setor se comprometeu em não dispensar seus colaboradores enquanto essa situação emergencial persistir. Também concordaram em elaborar, em conjunto com o Poder Público, uma campanha conjunta de comunicação para orientar os consumidores sobre as medidas restritivas de acesso.

4. O prefeito Rodrigo Manga adiantou que entrará em contato com o Poder Executivo de Votorantim e de outras cidades da região, para apresentar as medidas que serão adotadas em Sorocaba. 

- Escolas particulares

alunos-pandemia2

 

1. Até o dia 30 de março, ficam suspensas as aulas presenciais nos estabelecimentos de ensino privados de Sorocaba, em todos os níveis e etapas.


2. As atividades administrativas e os serviços essenciais de manutenção de equipamentos de infraestrutura, nessas unidades, deverão ser realizados com escala mínima de profissionais e, quando possível, por meio remoto.

 

- Mais leitos Covid

Hospital-de-campanha

Foto: Agência Brasil

1. Outra medida anunciada no enfrentamento da pandemia foi uma nova ampliação de leitos Covid.

2. A UPH Zona Norte terá mais 20 leitos, sendo 16 clínicos e quatro com suporte ventilatório avançado. A previsão é que esses leitos sejam ativados na próxima segunda-feira (29).

3. A UPA Éden também receberá reforço de leitos nos próximos dias, serão mais 40, sendo 20 para assistência geral (observação) e 20 clínicos Covid.

 

Barreiras sanitárias

noticias-sorocaba-sp-gov-br-img-0589-1000x1000
Foto: Agência Sorocaba

 

1. Com o objetivo de impedir aglomerações e evitar que moradores da capital paulista, durante os feriados antecipados, venham para o interior, a Prefeitura de Sorocaba realizará barreiras sanitárias em cinco pontos da cidade, a partir das 7h desta quinta-feira (25).

2. A ação durará até o dia 4 de abril e as blitze ocorrerão sempre das 7h às 22h.

3. Os cinco pontos que terão a barreira sanitária são: Av. Independência; Av. Ipanema (Cruz de Ferro); Av. Dom Aguirre; Av. São Paulo (altura do número 4.500) e Av. Armando Pannunzio (altura do número 1.120). Também haverá uma blitz itinerante que percorrerá a cidade.

4. Na barreira, profissionais da área de saúde, com o auxílio dos agentes de trânsito e guardas civis municipais, vão solicitar a parada de veículos que passarem pela cidade para realizar o rastreamento clínico, onde será feita aferição de temperatura corporal dos motoristas e passageiros.

5. Também será inspecionado o uso de máscaras, álcool em gel e transmitida uma orientação educativa sobre evitar a circulação na cidade, sem necessidade.


6. Pessoas de outras cidades serão orientadas a retornarem para o município de residência. As pessoas que apresentarem suspeitas da Covid-19 serão orientadas e encaminhadas para uma unidade de saúde.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Aniversário de instalação de Votorantim tem revitalizações de escola e parque

Prefeito catarinense sugere aplicar ozônio por via anal para tratar coronavírus

Crepe de chocolate recheado com doce de leite e crumble de nozes

Vídeo: prefeito de Osasco queimado em fogueira de festa junina exige investigação

Moradias populares, secretariado e cidade inovadora: ouça o prefeito eleito Rodrigo Manga na JP Sorocaba

Teich é surpreendido por decreto de Bolsonaro que inclui academias e salões de beleza em serviços essenciais