25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

STJ absolve condenado apenas com base em reconhecimento fotográfico

Foto: Agência Brasil
Postado em: 28/10/2020

Compartilhe esta notícia:

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu ontem (27) absolver um homem condenado por roubo somente com base no reconhecimento fotográfico feito pela vítima. Pela decisão, ficou consignado que a falta de provas mínimas para acusar alguém da prática de um crime pode levar à anulação da sentença.

 

As informações são da Agência Brasil.

 

O caso chegou ao STJ por meio de um recurso protocolado pela Defensoria Pública. O suspeito foi acusado de ter participado de um assalto em Tubarão (SC) e foi condenado a cinco anos e quatro meses de prisão. As instâncias inferiores reconheceram que somente o reconhecimento facial, mesmo sem prisão em flagrante, seria suficiente para embasar a condenação. 

 

De acordo com a defensoria, não foi apresentada no inquérito policial nenhuma outra prova. Além disso, os defensores afirmaram que algumas das vítimas afirmaram que os acusados estavam com o rosto parcialmente cobertos e que não seria possível fazer o reconhecimento. 

 

Ao julgar o processo, o colegiado seguiu voto proferido pelo ministro Rogerio Schietti Cruz, relator do habeas corpus. Para o ministro, o uso exclusivo do reconhecimento como prova pode levar a casos de erro judicial. 

 

“O valor probatório do reconhecimento, portanto, deve ser visto com muito cuidado, justamente em razão da sua alta suscetibilidade de falhas e distorções. Justamente por possuir, quase sempre, um alto grau de subjetividade e de falibilidade é que esse meio de prova deve ser visto com reserva”, escreveu em seu voto.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

GCMs que salvaram mulher ilhada em alagamento na av. Afonso Vergueiro serão homenageados

Pesquisa mostra aumento da confiança de professores para ensino online

Vereador cobra informações sobre ações que foram tomadas na área da Satúrnia

Sergio Moro, o juiz da Lava Jato, anuncia sua demissão do governo Bolsonaro

Crivella diz que Rio construiu ‘arca de Noé’ para enfrentar possível segunda onda de Covid-19

Governo aposta na aprovação da reforma administrativa ainda neste ano