18 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

SP faz bloqueios em avenidas a partir desta segunda (4) para forçar isolamento

Agência Brasil
Postado em: 03/05/2020

Compartilhe esta notícia:

Artur Rodrigues, da Folhapress

A gestão Bruno Covas (PSDB) começará a fazer bloqueios em avenidas importantes da capital a partir desta segunda-feira (4) com objetivo de reduzir a circulação de pessoas.

O movimento na cidade preocupa autoridades, que tentam reduzir a curva de contágio para não sobrecarregar o sistema de saúde.

Quatro grandes corredores terão apenas uma faixa de rolamento aberta aos veículos, devido em operação da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), com a Polícia Militar e GCM (Guarda Civil Metropolitana).

As interdições, nesta segunda, das 7h às 9h, serão na avenida Moreira Guimarães com Miruna (zona sul); Santos Dumont com avenida do Estado (zona norte); Radial Leste com rua Pinhalzinho (zona leste); e Francisco Morato com rua Sapetuba.

No mesmo dia, também haverá blitz educativas, das 7h às 9h, na avenida Vital Brasil com rua Camargo e na avenida João Paulo I, altura do 2.868; ambas na zona oeste.

Avenida Radial Leste, que liga a região leste ao centro de SP, terá bloqueio Zanone Fraissat/Folhapress Avenida Radial O índice de isolamento social vem caindo no estado, o que preocupa autoridades. Nesta sexta-feira (1º), um feriado, ele foi de 56%. Na quinta-feira (30), porém, essa taxa chegou a 46%, menor marca das últimas semanas.

O poder público espera atingir ao menos 50%, mas o ideal seria a partir de 60%.

Por isso, segundo a prefeitura, se a adesão ao isolamento não aumentar, os bloqueios podem passar a ser feitos durante todo o dia, para aumentar o desestímulo às saídas.

A princípio, a prefeitura não fala em um bloqueio completo das vias. A Folha apurou que a prefeitura pretende manter o direito de ir e vir, mesmo que limitado, uma vez que, sem regras claras embasando uma medida mais radical, poderia haver questionamentos, inclusive judiciais.

A CET, no entanto, faz estudos para avaliar todas as possibilidades.

No dia 30, a cidade de São Paulo registrou 18 km de congestionamento (fluxo parado de veículos) às 8h30 desta quinta-feira (30), o maior volume desde o dia 24 de março, que marcou o início da quarentena no estado.

Além do congestionamento, a tendência tem sido de crescimento da lentidão no trânsito desde a semana passada. 
As duas métricas sinalizam aumento do volume de veículos nas ruas e pode indicar que o paulistano está flexibilizando o isolamento, segundo a Secretária de Mobilidade e Transportes da cidade.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Criminosos são procurados após tentativa frustrada de estourar cofre de banco em Araçoiaba da Serra

Crespo discute ações nas áreas de saúde e segurança em encontro fechado na Câmara

Urbes abre cadastro para censo de motoristas por aplicativos em Sorocaba nesta sexta-feira

Suspeito de tráfico de drogas morre alvejado pela Polícia Militar na Zona Oeste

Grupo de PMs cobra explicação sobre patrimônio de cabos milionários

Perícia da PF vê indícios de que Roberto Jefferson premeditou ataque a policiais