Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Sorocaba - uma cidade que precisa de Arte e Cultura - veja a coluna semanal de José Simões

Postado em: 04/01/2022

Compartilhe esta notícia:

Por José Simões

 

Não há cidade desenvolvida sem que as Artes e a Cultura estejam bem estabelecidas e, também,desenvolvidas. É fato.

 

Cidade sem a Arte e a Cultura são arremedos de cidadania. Os governos ditatoriais, geralmente, trabalham para aniquilar e perseguir os artistas e querem quase sempre impor à sociedade um tipo específico de atividade cultural, em nome da ordem, da moral ou dos bons costumes. Pura perda de tempo, de dinheiro, de energia ou de desejo. Os artistas, as Artes sempre encontram um modo de furar está “ordem”, pois as Artes são eminentemente humanas e, como tal, livres. Sempre teremos homens livres na sociedade.

 

Poetas, músicos, atores, pintores, escritores, cineastas e mais um tanto de denominações atravessam o tecido social e invadem a cidade e os cidadãos com alegrias, reflexões, lágrimas, risos, vontades, viagens inesquecíveis imaginadas e perdidas no imaginário.

 

As Artes e os artistas estão sempre ligados ao nosso cotidiano.

 

O que seria de um casamento sem a música? De um filme sem os atores, a trilha, a cenografia, a iluminação e os figurinos? O que seria um congestionamento sem uma canção para aliviar o cotidiano? E cantar no banheiro? Ou a leitura de um romance que cria personagens que são capazes de dizer o que se pensa. E assim por diante. Os artistas estão sempre presente na vida da cidade.

 

Assim, uma cidade que nega investimentos para os artistas, as Artes e a Cultura. Nega o desenvolvimento sensível, sensorial e afetivo da sua população. Nega a saúde emocional. Nega a noção de cidadania plena. Nega a comunhão social.

 

Os governos ditatoriais gostam de negar a Arte e a Culturae banalizar o trabalho do artista. Estes agentes políticos jamais escreveram um verso, um texto ou fizeram um filme, uma música ou uma escultura ou tela, etc.. E por ignorância dizem que é fácil. Ou pragmáticos dizem que preferem a saúde e educação. Para estes argumentos reafirmo que não há saúde  e educação plenas sem Arte na sociedade.

 

Os artistas são cidadãos diversos. A Arte é plural. Apesar de conceitualmente distintos Arte e Cultura, um e outro,estão intimamente vinculados. Sorocaba precisa valorizar os seus artistas e todas as Artes produzidas na cidade. Precisa construir pontes e diálogo com o diverso. Criar novos espaços de fruição estética com condições técnicas mínimas para tal. Ampliar a formação de público. Combater o obscurantismo e o charlatanismo político contra os artistas.Fomentar a justiça social pelas Artes na busca de apontar perfeições e imperfeições do Homem na sociedade.

 

O caminho é longo e requer que aparemos as nossas arestas. Que saibamos que não existe somente o dia neste percurso. Há, também, a noite. Que temos dias bons e ruins. Mas o resultado será positivo se os objetivos forem o valorizar os artistas, as Artes e o público. Este é o desejo para 2022.

 

Sorocaba precisa das Arte e da Cultura fortes.

 

José Simões é professor de teatro e crítico cultural 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Enade 2020 será aplicado no dia 22 de novembro; estudante precisa fazer exame para receber diploma

Trump declara estado de emergência nos EUA devido ao Coronavírus

UBS Laranjeiras abre neste sábado para realizar testes de HIV e sífilis

Mulher é detida por estelionato ao tentar fraudar cartela de bingo

Sorocaba amplia atendimento para pacientes com sintomas de gripe em 3 UBSs

No primeiro dia do ano, Sorocaba registra três novas mortes por covid-19