28 de Fevereiro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Sorocaba terá Serviço de Acolhimento Terapêutico para dependentes químicos

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 16/02/2023

Compartilhe esta notícia:

Em reunião realizada entre o prefeito Rodrigo Manga e o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Gilberto Nascimento Júnior, na terça-feira (14), em São Paulo capital, ficou decidido que Sorocaba será a cidade pioneira na implantação do Projeto Casas Terapêuticas, um novo Serviço de Acolhimento Terapêutico estadual, voltado ao tratamento de pessoas dependentes químicas e em situação de vulnerabilidade.

 

 

Essas pessoas, que sofrem com o problema, serão atendidas em três unidades em Sorocaba, três casas nas quais passarão igualmente por três diferentes estágios: acolhimento, tratamento e acompanhamento, durante um prazo de até dois anos.

 

 

Para entrar em funcionamento, o programa prevê que o município realize um chamamento público para a escolha de uma Organização da Sociedade Civil (OSC) com capacidade comprovada para administrar o espaço.

 

 

O programa também prevê, após o estágio inicial de acolhimento, um período de 60 dias, em que a pessoa acolhida receberá uma bolsa-auxílio e, ainda, apoio e orientação para ingressar no mercado de trabalho, sob o acompanhamento da equipe terapêutica.

 

 

“Será um programa revolucionário no cuidado e tratamento de pessoas que, sem o auxílio do Poder Público, muitas vezes, não teriam a menor chance de se recuperar e encontrar um novo caminho para suas vidas. Estamos muito felizes por iniciar esse projeto em Sorocaba”, comenta o prefeito Rodrigo Manga, que também é presidente da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) e responsável de Políticas contra as Drogas da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

 

 

“Estamos adotando uma visão muito humanizada, conforme orienta o governador Tarcísio de Freitas, com o objetivo de oferecer dignidade e uma nova oportunidade de vida para pessoas que, hoje, vivem nas ruas”, conclui o secretário estadual de Desenvolvimento Social.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Emprega São Paulo/Mais Emprego oferece 440 oportunidades em Sorocaba e região

Perto da Presidência da Câmara, Cláudio do Sorocaba 1 diz que "prefeito não torce pra jacaré"

Bolsonaro cumprimenta apoiadores em ato em Brasília

Clientes BB podem transferir dinheiro de outros bancos sem sair do app

Mais de 6 mil cientistas defendem que jovens "retomem vida normal"

Uip diz que pico de Covid-19 em SP será em maio, mas não sabe se quarentena seguirá até lá