23 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Sorocaba terá semana decisiva para combate ao Covid-19; cidade segue na fase vermelha

Agência Sorocaba
Postado em: 11/07/2020

Compartilhe esta notícia:

A prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho (PSL), anunciou que espera até a próxima sexta-feira (17) para avaliar a evolução da Covid-19 na cidade e saber se Sorocaba poderá evoluir para a Fase Laranja do Plano São Paulo, como autorizado na última sexta-feira (10) pelo governador João Dória (PSDB). 

Devido aos números preocupantes da cidade, com lotação de leitos públicos e aumento na ocupação dos hospitais particulares, a prefeita manteve a cidade na Fase Vermelha, com possibilidade de abertura apenas dos serviços considerados essenciais. A prefeita disse que se os números apresentarem evolução, a situação pode ser revista na próxima sexta-feira e o decreto passar a valer a partir do dia 20. Na fase Laranja, o comércio pode voltar a funcionar, em horário limitado.

"A nossa responsabilidade e lucidez, a nossa preocupação é com a vida dos sorocabanos. É preservar vidas e garantir atendimentos", justificou Jaqueline ao anunciar a medida. "Seria uma irresponsabilidade, nós, diante da transmissão comunitária, seja a taxa de ocupação de leitos, nós abrirmos a atividade econômica", salientou.

Na Fase Vermelha, em Sorocaba, é permitido o funcionamento de empresas relacionadas ao comércio de gêneros alimentícios e de material de higiene e limpeza, ou fármacos. Além destes, a prestação de serviços como o de postos de combustíveis; distribuidores da água e gás de cozinha; pet shops; óticas, lojas de autopeças e de material de construção e oficinas mecânicas também estão autorizados ao atendimento seguro e responsável, dentro das condições de higiene preconizadas para se evitar aglomerações e contágios pelo coronavírus. Indústrias, lotéricas e bancos também têm autorização de funcionamento.

Durante seu discurso, Jaqueline ressaltou a importância da decisão para evitar o risco de saúde à população e para que a assistência não entre em colapso. “Reforçamos que o isolamento social é essencial durante essa pandemia e que as pessoas respeitem as medidas preventivas e sanitárias para evitar a propagação da doença”, ressaltou.

Também durante a coletiva, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Ana Paula Diegues, apresentou o cenário atual da doença na cidade. Segundo informou, a baixa taxa de letalidade desta sexta-feira (10) que diminuiu para 1,97% é menor que a metade do Brasil e do Estado de São Paulo.

Responsável pelo Comitê de Enfrentamento ao Combate do novo coronavírus, o médico Fernando Brum, foi enfático ao dizer que esse momento chegaria e que a decisão da gestão municipal em se manter na fase vermelha é a melhor opção diante da atual situação de Sorocaba.

O médico e secretário da Saúde, Ademir Watanabe, informou que a cidade investirá no Hospital de Campanha, pois as unidades que são referência no atendimento Covid estão lotadas, o que inclui a Santa Casa. “Vamos ampliar os leitos com responsabilidade. Ou seja, será feito no momento certo e quando os equipamentos estiverem adequados para uma assistência de qualidade”, pontuou.

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Motorista de caminhão que atropelou e matou trabalhador vai responder pelo crime em liberdade

Curva de óbitos não indica segunda onda na maioria dos países

Secretário de Habitação Flávio Amary exalta projetos em Sorocaba 

Votorantim registra mais 8 casos de covid-19 nesta quarta-feira

Ações da Guarda Civil no fim de semana dispersam mais de mil pessoas em locais de aglomeração

Mais um grupo de repatriados de Gaza chega ao Brasil