11 de Setembro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Sorocaba terá semana decisiva para combate ao Covid-19; cidade segue na fase vermelha

Agência Sorocaba
Postado em: 11/07/2020

Compartilhe esta notícia:

A prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho (PSL), anunciou que espera até a próxima sexta-feira (17) para avaliar a evolução da Covid-19 na cidade e saber se Sorocaba poderá evoluir para a Fase Laranja do Plano São Paulo, como autorizado na última sexta-feira (10) pelo governador João Dória (PSDB). 

Devido aos números preocupantes da cidade, com lotação de leitos públicos e aumento na ocupação dos hospitais particulares, a prefeita manteve a cidade na Fase Vermelha, com possibilidade de abertura apenas dos serviços considerados essenciais. A prefeita disse que se os números apresentarem evolução, a situação pode ser revista na próxima sexta-feira e o decreto passar a valer a partir do dia 20. Na fase Laranja, o comércio pode voltar a funcionar, em horário limitado.

"A nossa responsabilidade e lucidez, a nossa preocupação é com a vida dos sorocabanos. É preservar vidas e garantir atendimentos", justificou Jaqueline ao anunciar a medida. "Seria uma irresponsabilidade, nós, diante da transmissão comunitária, seja a taxa de ocupação de leitos, nós abrirmos a atividade econômica", salientou.

Na Fase Vermelha, em Sorocaba, é permitido o funcionamento de empresas relacionadas ao comércio de gêneros alimentícios e de material de higiene e limpeza, ou fármacos. Além destes, a prestação de serviços como o de postos de combustíveis; distribuidores da água e gás de cozinha; pet shops; óticas, lojas de autopeças e de material de construção e oficinas mecânicas também estão autorizados ao atendimento seguro e responsável, dentro das condições de higiene preconizadas para se evitar aglomerações e contágios pelo coronavírus. Indústrias, lotéricas e bancos também têm autorização de funcionamento.

Durante seu discurso, Jaqueline ressaltou a importância da decisão para evitar o risco de saúde à população e para que a assistência não entre em colapso. “Reforçamos que o isolamento social é essencial durante essa pandemia e que as pessoas respeitem as medidas preventivas e sanitárias para evitar a propagação da doença”, ressaltou.

Também durante a coletiva, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Ana Paula Diegues, apresentou o cenário atual da doença na cidade. Segundo informou, a baixa taxa de letalidade desta sexta-feira (10) que diminuiu para 1,97% é menor que a metade do Brasil e do Estado de São Paulo.

Responsável pelo Comitê de Enfrentamento ao Combate do novo coronavírus, o médico Fernando Brum, foi enfático ao dizer que esse momento chegaria e que a decisão da gestão municipal em se manter na fase vermelha é a melhor opção diante da atual situação de Sorocaba.

O médico e secretário da Saúde, Ademir Watanabe, informou que a cidade investirá no Hospital de Campanha, pois as unidades que são referência no atendimento Covid estão lotadas, o que inclui a Santa Casa. “Vamos ampliar os leitos com responsabilidade. Ou seja, será feito no momento certo e quando os equipamentos estiverem adequados para uma assistência de qualidade”, pontuou.

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

SP investe R$ 30 mi em produtos de higiene menstrual para alunas da rede estadual

Começam as inscrições para mais de 300 vagas em cursos gratuitos na Fundec

Justiça restabelece gratuidade para maiores de 60 anos nos transportes públicos estaduais

Balança comercial registra superávit histórico de US$ 6,1 bilhões em setembro

Inscrições para o Encceja começam nesta segunda-feira

Em dois anos, Sorocaba tem média de mil empregos formais criados por mês, segundo Caged