02 de Dezembro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Sorocaba terá semana decisiva para combate ao Covid-19; cidade segue na fase vermelha

Agência Sorocaba
Postado em: 11/07/2020

Compartilhe esta notícia:

A prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho (PSL), anunciou que espera até a próxima sexta-feira (17) para avaliar a evolução da Covid-19 na cidade e saber se Sorocaba poderá evoluir para a Fase Laranja do Plano São Paulo, como autorizado na última sexta-feira (10) pelo governador João Dória (PSDB). 

Devido aos números preocupantes da cidade, com lotação de leitos públicos e aumento na ocupação dos hospitais particulares, a prefeita manteve a cidade na Fase Vermelha, com possibilidade de abertura apenas dos serviços considerados essenciais. A prefeita disse que se os números apresentarem evolução, a situação pode ser revista na próxima sexta-feira e o decreto passar a valer a partir do dia 20. Na fase Laranja, o comércio pode voltar a funcionar, em horário limitado.

"A nossa responsabilidade e lucidez, a nossa preocupação é com a vida dos sorocabanos. É preservar vidas e garantir atendimentos", justificou Jaqueline ao anunciar a medida. "Seria uma irresponsabilidade, nós, diante da transmissão comunitária, seja a taxa de ocupação de leitos, nós abrirmos a atividade econômica", salientou.

Na Fase Vermelha, em Sorocaba, é permitido o funcionamento de empresas relacionadas ao comércio de gêneros alimentícios e de material de higiene e limpeza, ou fármacos. Além destes, a prestação de serviços como o de postos de combustíveis; distribuidores da água e gás de cozinha; pet shops; óticas, lojas de autopeças e de material de construção e oficinas mecânicas também estão autorizados ao atendimento seguro e responsável, dentro das condições de higiene preconizadas para se evitar aglomerações e contágios pelo coronavírus. Indústrias, lotéricas e bancos também têm autorização de funcionamento.

Durante seu discurso, Jaqueline ressaltou a importância da decisão para evitar o risco de saúde à população e para que a assistência não entre em colapso. “Reforçamos que o isolamento social é essencial durante essa pandemia e que as pessoas respeitem as medidas preventivas e sanitárias para evitar a propagação da doença”, ressaltou.

Também durante a coletiva, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Ana Paula Diegues, apresentou o cenário atual da doença na cidade. Segundo informou, a baixa taxa de letalidade desta sexta-feira (10) que diminuiu para 1,97% é menor que a metade do Brasil e do Estado de São Paulo.

Responsável pelo Comitê de Enfrentamento ao Combate do novo coronavírus, o médico Fernando Brum, foi enfático ao dizer que esse momento chegaria e que a decisão da gestão municipal em se manter na fase vermelha é a melhor opção diante da atual situação de Sorocaba.

O médico e secretário da Saúde, Ademir Watanabe, informou que a cidade investirá no Hospital de Campanha, pois as unidades que são referência no atendimento Covid estão lotadas, o que inclui a Santa Casa. “Vamos ampliar os leitos com responsabilidade. Ou seja, será feito no momento certo e quando os equipamentos estiverem adequados para uma assistência de qualidade”, pontuou.

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

STJ determina que Crivella cumpra prisão domiciliar

Cantora Beth Carvalho morre no Rio, aos 72 anos

Congresso aprova base do Orçamento de 2021 com salário mínimo de R$ 1.088 e rombo de R$ 247 bi

Procon realiza Operação "Agências Bancárias 2022" para coibir demora no atendimento e fila do lado de fora

Dia D de combate à dengue remove mais de 2 t de criadouros e visita 1842 imóveis

Festa Tecnogênero com Ali Prando na Maloca Centro Cultural - veja a coluna de José Simões