A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), realiza, nos dias 23 e 24 de setembro, a 16ª Primavera dos Museus. A programação gratuita contará com atividades especiais, sendo a “Tarde de Jogos” no jardim do Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (MEFS) e o workshop “Jovem Arqueólogo”, no jardim do Museu Histórico Sorocabano (MHS).


Uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a 16ª Primavera dos Museus, que será realizada de 19 a 25 de setembro em todo o País, traz o tema “Independências e museus: outros 200, outras histórias”, com a proposta de renovar os olhares sobre o fato histórico, sobre a ótica da diversidade cultural, da liberdade de pensamento, da inclusão, da pluralidade de experiências e de interpretações.


No dia 23 de setembro, das 14h às 16h, a Secretaria de Cultura realizará a “Tarde de Jogos” no jardim do MEFS, localizado no Jardim Maylasky, na Rua Álvaro Soares, 533, no Centro, voltada a pessoas com idade a partir de 12 anos. A atividade educativa busca formar novos públicos para o museu, por meio de jogos de tabuleiro e de mesa. As inscrições poderão ser feitas, de 12 a 19 de setembro, pelo link: https://tinyurl.com/TardedeJogosMEFS. As vagas são limitadas.


Já, no dia 24 de setembro, das 10h às 12h, será realizado o workshop “Jovem Arqueólogo”, no jardim do Museu Histórico, localizado anexo ao Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, na Rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência. A atividade educativa é uma contrapartida do projeto inscrito no ProAc (Programa de Ação Cultural de São Paulo) 28/2021, voltada a crianças e adolescentes, de 11 a 18 anos.


No workshop, que tem como intuito apresentar a profissão do arqueólogo, além de gerar sensibilização com o patrimônio arqueológico, os participantes vão conhecer o cotidiano de uma escavação arqueológica. Para isso, será criado um sítio arqueológico didático que possibilitará ações, como escavação e coleta de materiais, preenchimento de fichas e feitio de embalagens. O arqueólogo David Lugli, acompanhado de uma equipe técnica, também mostrará exemplos de sítios arqueológicos e escavações. As inscrições poderão ser feitas, de 12 a 19 de setembro, pelo link: https://tinyurl.com/workshopJovemArqueologo. As vagas são limitadas.


Mais informações sobre a programação de Sorocaba da 16ª Primavera dos Museus podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3231-1026 ou pelo e-mail: mefs@sorocaba.sp.gov.br.