25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Sorocaba supera meta de vacinação contra o sarampo em crianças; dia "D" ocorre em novembro

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 26/10/2019

Compartilhe esta notícia:

A Secretaria da Saúde (SES), por meio da Vigilância Epidemiológica, divulgou nesta sexta-feira (25) a 5ª Prévia de vacinação contra o sarampo. De acordo com a Prefeitura de Sorocaba, a cidade atingiu cobertura vacinal de 95,06% em crianças com 1 ano e 100,11% em crianças entre 6 e 11 meses. A meta exigida pelo Ministério da Saúde é de 95%, com isso, a cidade supera meta exigida pelo Governo Federal aos municípios.

Segundo a SES, até o dia 20 de outubro, 7.149 crianças de 1 ano de idade foram imunizadas. Já em relação às crianças entre 6 e 11 meses de idade, um total de 4.639 receberam a dose da vacina.

Sobre a segunda dose da vacina SCR (Sarampo, Caxumba e Rubéola), que deve ser aplicada em crianças com até 1 ano de idade, Sorocaba atingiu uma cobertura vacinal de 90,37%.

Campanha encerrada às crianças

Nesta sexta-feira (25), a fase da Campanha Contra o Sarampo se encerra às crianças. A partir da próxima terça-feira (29), a vacinação está priorizada para adultos jovens não vacinados na faixa etária de 20 a 29 anos de idade.

A imunização para este grupo ocorre desde o dia 18 de novembro e encerrará no dia 30 do mesmo mês, sábado, com a realização de um novo ‘Dia D’ nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A vacina é a melhor forma de prevenção contra a doença.

Para consultar o endereço e o horário de funcionamento dessas unidades, basta acessar o link –http://saude.sorocaba.sp.gov.br/ .

Número de casos


A Vigilância Epidemiológica Municipal de Sorocaba identificou até o momento 45 casos de sarampo na cidade. O primeiro foi confirmado em maio de 2019. Dentre os confirmados, 26 (57,7%) casos são do sexo masculino e o maior número de casos é na faixa etária de 20 a 34 anos. Todos os casos foram confirmados por exame laboratorial. Os casos estão distribuídos em todas as áreas do município, com maior coeficiente de incidência na regional Leste e Oeste.

A doença

O sarampo é uma doença viral aguda, altamente contagiosa, que começa com febre, tosse, coriza, conjuntivite e manchas no corpo. A transmissão do vírus do sarampo é direta, de pessoa a pessoa, por meio das secreções nasofaríngeas expelidas pelo doente. O período de incubação é de uma a duas semanas.

A principal medida para evitar a introdução e transmissão do vírus do sarampo é a vacinação da população suscetível, aliada a um sistema de vigilância de qualidade e suficientemente sensível para detecção oportuna de qualquer caso suspeito de sarampo.

É de extrema importância que as pessoas que apresentem febre, exantema (manchas vermelhas no corpo) associados a sintomas respiratórios, procurem atendimento médico e sigam as orientações de afastamento do convívio social enquanto estiverem no período de transmissão (6 dias antes do exantema até 4 dias após).

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Em decisão inédita, TST diz que motorista não é funcionário da Uber

Atendimento presencial do Procon Sorocaba e do PAT volta gradativamente nas Casas do Cidadão

Segunda etapa de obra na Rua Major Gambeta tem início na segunda-feira

Avião com insumos para produção de 8,6 milhões de doses da vacina CoronaVac chega ao estado de SP

Um em cada seis homens tem câncer de próstata no Brasil, alerta Inca

Polícia faz ação contra suspeitos de extorquir políticos com fake news