26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Sorocaba soma 236 casos confirmados de dengue em uma semana; total passa de 1.300

Agência Sorocaba
Postado em: 22/04/2020

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), divulgou nesta quarta-feira (22) um novo Boletim Epidemiológico com os dados atualizados sobre a dengue. A cidade passou de 1.112 para 1.338 casos confirmados no intervalo de uma semana.

Segundo a Secretaria da Saúde (SES), Sorocaba registrou 1.338 casos confirmados de dengue (1.225 autóctones, 92 importados e 21 indeterminados), oito de chikungunya (seis autóctones e dois importados). Nenhum caso de zika e febre amarela foi registrado. Houve uma morte registrada por conta da dengue neste ano.

Orientações para combater o Aedes aegypti

É importante manter as lixeiras tampadas com os sacos plásticos bem fechados. Os cidadãos devem guardar os pneus secos em local coberto. Garrafas; frascos; potes, latas vazias e baldes descartáveis devem ser colocados no lixo ou virados e vazios de boca para baixo também em local coberto. Manter ralos com pouco uso fechados e com uma colher de detergente ou sabão em pó. Após cada chuva ou ao lavar o quintal, repetir esse tratamento.

Todos os pratos de vasos de plantas ou xaxins, dentro ou fora da casa, devem ser eliminados, pois acumulam água e são um dos criadouros preferidos do mosquito. No caso de bromélias ou outras plantas que possam acumular água, o indicado é plantar em local coberto e molhar somente a terra, pois este tipo de planta acumula água e serve de criadouro para o Aedes aegypti.

Vasilhas de água para animais domésticos devem ser escovadas com bucha e sabão todos os dias, para eliminar os ovos do mosquito e ter a água trocada.

Além disso, as caixas d’água devem estar sempre tampadas e bem vedadas. É importante lembrar de colocar tela no buraco dos ralos do “ladrão”, pois o mosquito pode entrar por ali e colocar seus ovos dentro do reservatório, um excelente local com água limpa e parada para o vetor.

Para as bandejas de geladeiras, retirar sempre a água e escovar com água e sabão, deixando 1/4 de copo de detergente ou duas colheres de sabão em pó. Piscinas de grande e médio porte deverão ser tratadas com cloro em quantidade adequada para o tamanho. Caso estejam vazias, coloque 1 kg de sabão em pó no ponto mais fundo, assim as larvas não sobreviverão. As piscinas para crianças deverão ser escovadas e ter sua água trocada a cada 2 dias. Nas lajes, retire a água acumulada e providencie para que ela tenha um desnível em direção ao cano.

É importante verificar as calhas, se elas não estão entupidas. Remova folhas ou outros materiais que possam impedir o escoamento da água e mantenha a calha com um pequeno desnível, em direção ao cano. Para os vasos sanitários com pouco uso, coloque duas colheres de sopa de sabão em pó, repetindo entre tratamento após cada troca de água.

Para finalizar, os cuidados não devem ser somente na residência. É essencial ficar atento a possíveis focos de água parada na escola, no trabalho, vizinhos e em locais frequentados diariamente.

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Casais são presos por posse ilegal de arma e tentativa de homicídio

Investigação conclui que PM atirou na menina Ágatha no Rio

População do Brasil passa de 211,7 milhões de habitantes, estima IBGE

Espanhóis saem às ruas pela 1ª vez para se exercitar após 49 dias de confinamento

Sorocaba supera meta de vacinação contra pólio e sarampo; 60 mil doses aplicadas

Polícia prende morador de rua que matou idosa durante roubo a residência