24 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Sorocaba registra 4 mortes por meningite em 2019, informa Secretaria de Saúde

Postado em: 04/06/2019

Compartilhe esta notícia:

Quatro pessoas morreram em Sorocaba por terem contraído meningite. Segundo a Secretaria de Saúde, somente neste ano, até o momento, foram confirmados 58 casos da doença, sendo 13 casos de meningite bacteriana, 36 casos de meningite viral e nove casos de outras etiologias.

Dentre os confirmados em Sorocaba, 34 casos são de sexo masculino e 24 do sexo feminino. A Vigilância Municipal monitora a ocorrência do agravo no município e confirmou que a cidade não passa por epidemia. O número de casos ocorridos está dentro do esperado, sendo uma doença de ocorrência esporádica e permanente.

Meningite é a inflamação da meninge, membrana que envolve o cérebro e a medula espinhal. pode ser causada por fatores agressores dentre eles agentes infecciosos como vírus e bactérias.

Os sintomas são febre, vômitos e dor de cabeça, porém em crianças pequenas os sinais mais comuns são: irritabilidade, recusa alimentar, febre e vômitos.

As meningites bacterianas são consideradas mais graves e podem evoluir para óbito em algumas horas de evolução da doença ou causar sequelas permanentes nos pacientes acometidos. As meningites virais são as mais frequentes e de evolução em geral benigna, necessitando apenas de medidas de suporte como uso de medicações para alívio dos sintomas.

A Secretaria de Saúde informou que “está diante de uma ampla possibilidade de agentes causadores, com condutas distintas entre eles”.

Toda suspeita deve ser notificada para a Vigilância Epidemiológica, que monitora os casos no município e indica medidas de bloqueio quando necessárias.

A prevenção inclui cuidados de higiene do ambiente e pessoal. Lugares com grande concentração de pessoas devem ser arejados e ventilados, com limpeza frequente de superfícies, lavagem frequente das mãos, higiene pessoal adequada e hábitos de alimentação saudáveis.

A vacina é importante para prevenção da doença, sendo distribuída de forma gratuita nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Palestra com Rita Von Hunty - veja a coluna de José Simões

Já é Natal no Shopping Cidade Sorocaba

Efetivação de piso salarial da enfermagem ainda enfrenta resistência

PF vai incluir fala de Bolsonaro em inquérito sobre tentativa de golpe

Moro não se compromete a reapresentar pacote anticorrupção

Apenas médicos dermatologistas ou cirurgiões plásticos podem realizar transplante capilar, conclui CFM