24 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Sorocaba registra 5 mil demissões durante pandemia

Foto: reprodução/Google Maps
Postado em: 02/06/2020

Compartilhe esta notícia:

Sorocaba registrou baixa de 5 mil empregos durante o período de pandemia do novo coronavírus, revelou o chefe da Fiscalização da Gerência Regional do Ministério do Trabalho, José Urubatan Vieira, durante entrevista ao vivo, por telefone, no Jornal da Manhã, da Jovem Pan Sorocaba, nesta manhã de terça-feira (2).  Assista abaixo

"Tivemos até 5 mil casos de perda de emprego. É um caso bastante difícil. Há também o saldo disso aí, que muitas empresas não pagaram o empregado e esses casos vão parar na Justiça", afirmou. 


Ainda, o representante do Ministério do Trabalho comentou que a quantidade de funcionários que passam a trabalhar para as empresas em suas próprias residências registrou um considerável aumento. "Nós já temos mais de 1,8 mil empregados trabalhando home-office. O home-office chegou para ficar", disse. "Temos casos de empresas que deixaram até 500 empregados trabalhando normalmente nesse modo", continuou. 


Conforme ainda Vieira, empresas estão deixando de se cadastrar no site Empregador para informar a redução de jornada de trabalho e de salário do empregado, assim solicitando que o governo forneça o benefício de complementação da renda do trabalhador. Site: https://empregabrasil.mte.gov.br/


Com a empresa pedindo para receber o auxílio, conta-se o prazo de 30 dias para que o benefício seja depositado na conta do trabalhador. Entretanto, quanto mais o empregador demorar para fazer o cadastro, mais o servidor terá de esperar para receber o valor do governo. 


Vieira disse que algumas empresas colocaram, por exemplo, o trabalhador para trabalhar em casa, modelo home-office, não reduziram sua jornada de serviço, mas diminuiram seu salário, algo que não poderia ocorrer conforme a lei.  

 

Assista a partir de 1:24:00

 

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sorocaba estende horário de vacinação contra Covid-19 em três UBSs

Senado aprova Medida Provisória que pode ampliar para R$ 998 valor de saque do FGTS

Rússia: Vídeos mostram enorme explosão em posto de gasolina; assista

Presidente da Biblioteca Nacional associa Caetano Veloso ao analfabetismo

Suspeito de agredir ex-esposa é acordado pela PM para ser preso

Prefeitura realiza encontro “Negocia Sorocaba” no próximo dia 21 na Uniten