19 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Sorocaba receberá prêmio pela redução de sífilis em bebês

Postado em: 19/10/2019

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), recebe, na próxima terça-feira (22), o Prêmio “Luíza Matida” pela redução da sífilis congênita transmitida de mãe para o filho na gestação ou no momento do parto. A premiação é feita pelo Governo do Estado de São Paulo e acontece no Centro de Convenções Rebouças, durante a 10ª Jornada Paulista de Doenças Sexualmente Transmissíveis e 4ª Semana Paulista de Mobilização Contra a Sífilis.

De acordo com a coordenadora do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), Helena Solla, o diagnóstico precoce, com o uso de testes rápidos, e a atenção adequada no pré-natal reduzem a transmissão vertical. “A vigilância e busca ativa que os profissionais realizam às gestantes, com exames positivos para o tratamento precoce e suas parcerias sexuais, é essencial para protegermos nossos bebês dessa infecção. E, dessa forma, colaborarmos com um futuro mais saudável”, pontua.

Para Helena, esse prêmio é resultado da dedicação da equipe e da articulação constante com a rede pública de saúde, para que todos estejam sensibilizados com o assunto. “Também aproveito para alertar sobre a importância das pessoas usarem preservativo, para se proteger e manter seguras as futuras crianças”, destaca.

Segundo o secretário da Saúde, Ademir Watanabe, a premiação é prova de comprometimento dos servidores da área de saúde. “Nossos profissionais trabalham de forma empenhada para prevenir doenças e promover saúde. Espero que em breve possamos zerar a transmissão vertical da sífilis”, ressalta.

Sorocaba vem reduzindo a proporção entre as gestantes diagnosticadas com sífilis e os bebês que nascem com a infecção (transmissão vertical), conforme os seguintes dados: 2016 (39,6%); 2017 (29,2%); 2018 (22,9%). No ano de 2019, até o momento, a porcentagem é de 14,2%.

As pessoas que precisarem do atendimento em relação às ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) podem procurar o CTA/SAME (Serviço de Atendimento Municipal Especializado), que fica situado à rua Manoel Lopes, 220, na Vila Hortência, e atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h30.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Em documento, Vale avalia que barragem pode romper nos próximos dias em MG

Prefeitura abre licitação destinada à pavimentação da Avenida 3 de Março

Procon-RJ notifica empresa por ingressos em show de Taylor Swift

Ato de repúdio contra lei que retoma rodeios em Sorocaba ocorre no sábado

Eleições tiveram 583 urnas substituídas; houve 52 casos de boca de urna

Crianças já podem enviar cartas para campanha Papai Noel dos Correios