Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Sorocaba recebe edição dos Seminários Regionais do programa Município em Rede

Foto: Renata Giron – Secom
Postado em: 23/11/2021

Compartilhe esta notícia:

Sorocaba recebeu, nesta segunda-feira (22), a 2ª edição dos Seminários Regionais – Fortalecimento da Cooperação Estado-Municípios, do programa Municípios em Rede. Os Seminários Regionais estão sendo promovidos pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR), a partir deste mês de novembro, e deverão contemplar todas as regiões do Estado de São Paulo.

 

O objetivo é fortalecer a cooperação entre estado e municípios, promovendo o diálogo e a troca de experiências entre os agentes participantes, incluindo prefeitos, vereadores e servidores municipais.

 

Compuseram a frente de honra, em Sorocaba, o secretário de Relações Institucionais e Metropolitanas (Serim), Luiz Henrique Galvão, representando o prefeito Rodrigo Manga; Fernando Montoro, coordenador do evento; Márcio Tomazela, diretor-adjunto da Agência Metropolitana de Sorocaba (AGEM Sorocaba); e Fernando Fernandes, subsecretário de Relacionamento com Municípios e que representou o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi. Também foram registradas as presenças do vereador Rodrigo do Treviso, representando a Câmara Municipal de Sorocaba, e de Anselmo Neto, diretor-executivo da Agência Metropolitana de Sorocaba.

 

No Seminário, foram apresentadas três mesas, compreendendo os seguintes temas: Mesa 1 – Programa e ações da Secretaria Regional de Desenvolvimento com impacto na Região; Mesa 2 – Desafios para as políticas públicas locais pós-pandemia: cooperação com o Estado e perspectivas; e Mesa 3 – Nova Lei de Licitação 14.133/21: principais alterações da legislação e recomendações aos municípios /BEC-SP – Bolsa Eletrônica de Compras.

 

“É nos municípios que as coisas acontecem. Essa visão municipalista é considerada, há muito tempo, em nosso estado. Isso explica porque São Paulo é o estado brasileiro que mais se desenvolveu, tornando-se a locomotiva do Brasil. Agora, estamos aperfeiçoando o municipalismo, de uma forma regionalista. E vemos que é importante ter, não apenas os recursos, mas a informação precisa chegando às cidades. Esse seminário propõe que possamos sair daqui com mais conhecimento e que os municípios possam criar mais projetos”, afirmou Fernando Fernandes, em sua fala de abertura do seminário.

 

“Agradecemos pela parceria neste evento e estamos certos de sua importância, em seu propósito de fortalecer os municípios. Sorocaba está de portas abertas para esse tipo de iniciativa e tem estado ao lado do governo do Estado, que não tem medido esforços para a retomada econômica no pós-pandemia. Prefeitos e vereadores, por sua vez, são as portas de entrada para as demandas da população. Por isso, é tão relevante ouvi-los e estarmos juntos neste momento”, concluiu o secretário Luiz Henrique Galvão.

 

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais de 50% dos adultos têm fator de risco para ter covid-19 grave

Ministério da Saúde: casos do novo coronavírus sobem para 19 no Brasil

Aposentado não resiste aos ferimentos e morre após sofrer acidente de moto

Dia Mundial de Luta Contra os Agrotóxicos

Céu canta para crianças - veja a coluna de José Simões

Aluna de 16 anos é flagrada com faca em escola de Votorantim