24 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Sorocaba realizará segundo dia “D” contra pólio e sarampo

Postado em: 17/08/2018

Compartilhe esta notícia:

A Secretaria de Saúde (SES) já está realizando os preparativos para o segundo dia “D” da campanha de vacinação contra poliomielite e o sarampo que será realizado neste sábado (18) nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h às 17h. Cerca de 250 pessoas estão escaladas para trabalharem em prol da saúde. A campanha visa imunizar crianças de 1 a 4 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias).

De acordo com a Vigilância Epidemiológica Municipal, até às 17h do dia 15 de agosto, foram aplicadas 14.603 (47,23%) doses de pólio e 14.362 (46,45%) da tríplice viral SCR (Sarampo, Caxumba e Rubéola). No primeiro dia “D” da campanha, realizado no dia 4 de agosto, 7.881 doses de pólio e 7.822 da SCR foram aplicadas.

De acordo com a SES, a meta de cobertura vacinal maior ou igual a 95% deverá ser alcançada tanto na rotina, quanto nas campanhas. Em Sorocaba, de acordo com a Secretaria do Estado de Saúde, há 30.922 crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias, que estão contempladas a receber a imunização.

A vacina contra o sarampo usada na campanha é a tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola. Já contra a poliomielite, ou paralisia infantil, é administrada a vacina oral, em gota. A campanha visa imunizar as crianças que ainda não tomaram a dose ou não obtiveram resposta imunológica satisfatória à vacinação, mantendo assim elevada a cobertura vacinal, para redução dos riscos de reintrodução destas doenças no Brasil.

As ações de vacinação são fundamentais tanto nas ações de rotina como nas campanhas nacionais. O esquema vacinal do Calendário Nacional de Vacinação é composto por três doses da vacina inativada poliomielite (VIP), administradas aos dois, quatro e seis meses, sendo necessários dois reforços com a vacina oral poliomielite (VOP) aos 15 meses e aos 4 anos de idade.

A campanha vai até o dia 31 de agosto e a vacinação durante os dias úteis da semana seguirá o horário de funcionamento de cada UBS que pode ser conferido no link: http://saude.sorocaba.sp.gov.br/destaques/unidades-basicas-de-saude.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Fábrica de Presentes inspira a decoração de Natal do Iguatemi Esplanada

Homem morre após ser atropelado em linha férrea de Mairinque

EXCLUSIVO: Manga anuncia vinda de empresa de metais com geração de 400 empregos

Câmara de Sorocaba volta à discutir projeto de lei que proíbe ‘pancadões’ na cidade

Bolsonaro defende retomada gradual das atividades no Brasil

Campanhas de "pólio", sarampo e multivacinação seguem até dia 13 de novembro