29 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Sorocaba realiza vacinação contra a gripe em idosos acamados e em asilos nesta sexta

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 27/03/2020

Compartilhe esta notícia:

 

Após receber novamente apenas 26 mil doses da vacina contra a gripe, 25 mil foram aplicadas somente nesta quinta-feira (26) nos 33 locais da cidade. A Prefeitura de Sorocaba utilizará as outras mil para realizar uma força-tarefa para imunizar idosos acamados e asilos nesta sexta-feira (27). O município encontra-se com estoque zerado da vacina e já solicitou mais doses ao Estado.

A vacinação nos 33 locais será retomada quando o município receber as novas doses e, também haverá um sistema “drive thru”, em novos postos volantes que estão sendo mapeados e que serão informados à população por meio dos canais oficiais e a imprensa, sobre a continuidade da campanha. A intenção dessa estratégia é evitar que esses idosos tenham contato com outros pacientes e facilite o acesso à vacinação. Além de evitar a aglomeração e o espaço fechado.

Segundo a supervisora de imunização, Ane Pontes Gomes, a orientação é que os idosos sem dificuldade de locomoção não fiquem circulando pela cidade à procura da vacina. “Por enquanto nossos 33 locais estão sem a vacina e precisamos que os idosos fiquem em casa e evitem a circulação pela cidade. O ideal é que liguem em suas Unidades Básicas de Saúde para se informar antes de sair de casa”, orienta.

Nesta primeira etapa, iniciada no dia 23 de março, apenas os idosos e profissionais da área da saúde devem procurar um dos locais de vacinação na cidade. Já na segunda etapa, que terá início no dia 16 de abril, além do grupo anterior, deverão procurar se vacinar os professores, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, além membros das forças de segurança e salvamento.

Na terceira e última etapa da vacinação, que inicia no dia 9 de maio, além dos grupos anteriores, deverão ser vacinadas crianças de seis meses a cinco anos e 11 meses, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos. A campanha vai até o dia 22 de maio.

Vale ressaltar que a vacina não imuniza contra o novo coronavírus (COVID-19). A composição da vacina é estabelecida anualmente pela OMS (Organização Mundial de Saúde), com base nas informações recebidas de laboratórios de referência sobre a prevalência das cepas circulantes. A recomendação sobre a composição da vacina ocorre no segundo semestre de cada ano, para atender às necessidades de proteção contra influenza no inverno do Hemisfério Sul. No Brasil, a composição da vacina foi divulgada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na Resolução Nº 2.735. A vacina influenza trivalente que será utilizada na campanha tem a seguinte composição: A/Brisbane/02/2018 (H1N1)pdm09, A/South Austrália/34/2019 (H3N2) e B/Washington/02/2019 (linhagem B/Victoria).

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Isolamento social pode agravar castigos e palmadas, diz pesquisa

Defesa de Flávio Bolsonaro diz que denúncia sobre rachadinhas é ‘crônica macabra’

Suspeitos de roubo batem em outros carros durante tentativa de fuga em SP

Banco Santander contrata 20 especialistas em investimentos em Sorocaba

"Quando fazemos conciliação, o Brasil avança mais", diz Alckmin sobre aliança com Lula

Cães policiais encontram drogas em painel de carro no Horto Florestal