25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Sorocaba promove ações do “Agosto Lilás” de prevenção e combate à violência contra a mulher

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 10/08/2022

Compartilhe esta notícia:

Com objetivo de fortalecer a prevenção e o combate à violência contra a mulher, a Prefeitura de Sorocaba, por meio das Secretarias da Saúde (SES) e Cidadania (Secid), realiza, ao longo deste mês, diversas ações referentes ao “Agosto Lilás”, campanha que evidencia a importância da Lei “Maria da Penha”.

 

A Lei 11.340, de 7 de agosto de 2006, que, em 2022, completa 16 anos, foi uma conquista histórica para as mulheres e, anualmente, discute-se amplamente a respeito da garantia dos direitos de segurança das mulheres.

 

Em Sorocaba, serão realizadas diversas atividades nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) acerca do tema. Nesta quarta-feira (10), a UBS Vila Haro contará com palestras ao longo do dia, ministradas por terapeutas especialistas, tratando sobre a temática do mês. Na UBS Vila Barão, foram fixados cartazes informativos e, na quinta-feira (11), às 8h, será promovida uma palestra a respeito da violência contra mulher e como combatê-la.

 

Na sexta-feira (12), às 8h, a UBS Aparecidinha contará com palestra sobre “Sinais de abuso em família”, que será abordada pelo grupo de caminhada da unidade, amplamente preenchido pelo público feminino. No dia 18/8, das 10h às 12h, a UBS Laranjeiras receberá os alunos do 5º ano de Medicina, sob as supervisões das enfermeiras Nágela Viccini e Margarete Dias, para tratar sobre o tema da campanha. De 22 a 31/8, a UBS Simus contará com cartazes informativos e distribuição de folders na unidade.

 

No dia 24/8, às 8h, na recepção da UBS Maria Eugênia, a psicanalista, consteladora familiar, neuropsicopedagoga e mediadora judicial, Alexsandra Guimar Lucio, ministrará palestra sobre “Violência contra a mulher e o impacto social e psicológico”. No mesmo dia, às 8h30, o psicólogo Luca de Souza Santana abordará a assunto “O lugar do homem na relação intrafamiliar”.

 

Por fim, durante o mês de agosto, as UBSs Fiori, Maria do Carmo, São Guilherme e Vitória Régia terão cartazes informativos fixados e orientação de profissionais na sala de espera.  Na unidade Vitória Régia, a equipe realizará, ainda, sensibilização acerca do tema. Já, a UBS Angélica aproveitará a TV da recepção para exibir materiais sobre o assunto, ao longo de todo este mês.

 

A Secretaria da Cidadania, por sua vez, já realizou, por meio do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Cajuru, nesta terça-feira (9), uma ação de sensibilização sobre o tema, dirigida aos moradores do bairro. Na ocasião, foi oferecida uma oficina de floreiras com materiais recicláveis, em alusão ao mês de conscientização e combate à violência contra a mulher. Além do trabalho manual proporcionado pela oficina, o foco é sempre a conversa e os esclarecimentos prestados ao público participante, abrindo o espaço para a interação e a troca de ideias entre todos, explorando a temática apresentada.

 

Outra ação programada para acontecer, em breve, voltada ao “Agosto Lilás”, é uma ação de panfletagem e conscientização da população, com a distribuição de material informativo na Praça Cel. Fernando Prestes, no Centro da cidade.

 

Esta atividade será conduzida pela Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, com o apoio da Divisão de Proteção Especial, ambas da Secid. “Será uma oportunidade importante para chamar a atenção da população sobre esse assunto tão importante e, principalmente, informar as mulheres sobre os canais de denúncia e proteção que elas podem acionar, no caso de sofrer ou testemunhar alguma agressão dessa natureza”, destaca a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres da Secid, Ana Lúcia de Paula Batista, que está organizando a ação.

 

“Essa campanha é fundamental para sensibilizar a sociedade sobre os males advindos da violência contra a mulher. O Poder Público tem papel fundamental para essa conscientização, bem como o acolhimento com serviços especializados ao público feminino, além da disponibilização de canais de denúncia para coibir essas ações”, destaca o secretário da Saúde, Dr. Cláudio Pompeo.

Os canais disponíveis para denúncia são os telefones 180 (Central de Atendimento da Mulher), 153 (Guarda Civil Municipal), (15) 3235-6770 (Cerem – Centro de Referência da Mulher) e (15) 3232-1417 (Delegacia de Defesa da Mulher).

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Votorantim registra apenas cinco novos casos de Covid-19 nesta sexta-feira 

Entenda como funciona o sistema de integração no transporte público de Sorocaba

Anvisa aprova oito testes rápidos para Covid-19

Lançado livro biográfico de Dom Júlio Akamine - veja a coluna de Vanderlei Testa

Pilar do Sul respira teatro no mês de novembro; acompanhe a coluna semanal de José Simões

Vacina contra Covid-19 não deve ser oferecida para toda a população, diz Ministério da Saúde